quarta-feira, 31 de outubro de 2012

SINGULAIR E EFEITOS COLATERAIS PERIGOSOS


Você já ouviu falar?
Se não ouviu falar considere-se feliz porque depois do que eu lhe contar vai poder evitá-lo para o resto da vida.
Se já ouviu falar você tem três opções:
1 – Gosta muito, acha que resolveu seu problema ou o do seu filho e está muito feliz com o resultado.
2 – Teve uma experiência ruim como eu e detesta. (Estes por favor façam contato e reportem os efeitos colaterais para o FDA).
3 – Está passando por alguns problemas que podem ser parecidos com o meu mas não sabe do que se trata. É para você que vou narrar minha história.
 Vamos aos fatos:
Um garoto de quase 6 anos. Feliz, ajustado, pais normais.
Tem ciúmes da irmã, nada que preocupe além da conta.
De vez em quando uma crise de bronquite que socorrida a tempo não tem maiores consequências. Inalações, raramente o uso de um corticoide para aliviar os sintomas.
A pediatra resolveu receitar o medicamento da moda - SINGULAIR. Perfeito, a palavra final para evitar crises alérgicas  respiratórias de qualquer tipo. Pode dar sem se preocupar. SINGULAIR tem até cara de fitoterápico, algo inofensivo.
A criança mudou. Quase deprimida, tristonha e agressiva, coisa inimaginável anteriormente. De repente tics. Piscando muito, colocando as mãos sobre os olhos e apertando.
A escola tinha mandado uma circular avisando sobre casos de conjuntivite bacteriana, então o que pensamos? Sintomas de conjuntivite.
A mãe e o pai tinham viajado e pela primeira vez  se ausentaram da vida dele por aproximadamente 2 semanas. É emocional o tic. O que você pensaria?
Problemas na escola com um coleguinha.
Todo o contexto justificaria os tics? Não. Ele estava muito preparado para a ausência dos pais, é muito amado por todos os que o cercam e os tics eram intensos e apareceram muito de repente. Os pais voltaram e os tics pioraram.
Numa madrugada angustiante eu fui pesquisar na internet e, num momento que não sei precisar quando, me lembrei de um evento em que tive algo parecido por efeito de Plasil, remédio este que não posso tomar nunca mais. Fiz uma analogia com a única medicação que ele estava tomando: SINGULAIR.
Parti para a pesquisa e descobri em sites em inglês (não existe nada em português) que o referido medicamento está sob suspeição desde 2008. Entre seus muitos efeitos colaterais estão a constatação de que provoca tics nos usuários.
A pesquisa foi aprofundada por minha filha e se tornou uma pesquisa científica.
É um número bem  representativo de casos registrados no FDA e no laboratório nos EUA, visto o vasto número dos que estão ingerindo a droga. Seus efeitos podem aparecer em pouco tempo de uso ou em longo tempo, ou seja, a qualquer momento.
Estou aqui me detendo apenas nos tics sem contar a depressão, agressividade e diversos outros que constam na bula brasileira. Os tics não aparecem aqui na pesquisa brasileira e nem na bula.  Sem contar que está relacionado também com casos de suicídio.
Uma homeopata receitou o medicamento. Ela não acredita que seja efeito do remédio apesar de na verdade não saber nada sobre ele.
A neuro que examinou a criança afirmou: é tudo efeito do medicamento.
Agora a grande e angustiante pergunta: vai passar?
Enquanto escrevo este texto fomos contactados pela pediatra que receitou o remédio. Ela foi informada pelo laboratório que os sintomas relatados são  do medicamento e que vão passar em duas a três semana.
Chegamos até aqui passando por neuro pediatra,  dois oftalmos, o primeiro um zero a esquerda que em nada ajudou, a segunda excelente, examinou em profundidade e detectou um excessivo ressecamento, ressecamento este consequência do medicamento e  causador de todo o incomodo  sendo responsável pelas piscadas. Agora é aguardar e acreditar que tudo vai ser resolvido.
O problema é:  como aqui não existe nada sobre os efeitos deste remédio? Alguns médicos que receitam apenas dizem que nunca ouviram falar nada contra, mas o próprio laboratório confirma que todos os sintomas relatados constam na lista de efeitos colaterais do SINGULAIR.
Devemos simplesmente aceitar que um profissional não estude e não faça pesquisas sobre um medicamento que vai passar para seus pacientes (clientes)?
Consumidores que tomaram o SINGULAIR ou o administraram aos seus filhos e não tiveram nenhum tipo de sintomas negativos, estão satisfeitos com os resultados não têm o direito de achar que quem apresentou um processo já constatado de efeito colateral, no caso aqui abordado de Tics, apenas deve recorrer a um pediatra ou psicólogo. Elas entendem que não é do remédio, e sim é um processo que ocorreu a quem tem distúrbios de ordem psicológica. Seria bom que elas se aprofundassem na pesquisa antes de emitir pareceres sem embasamento em conhecimento e pesquisa.
Precisamos sim ser mais criteriosos naquilo que administramos às nossas crianças e não confiar cegamente no que nos receitam. É importante que se pese numa balança até onde os efeitos aparentemente benéficos não trarão efeitos negativos mais tarde.
SINGULAIR foi sim o desencadeador do processo. Só vivendo o que vivemos nessas semanas para avaliar. Nenhum estresse emocional poderia gerar tão repentinamente tantos distúrbios emocionais, físicos e que já foram constatados em outros pacientes.
Uma pena é que ainda tenhamos médicos que o receitam sem abordar os seus riscos ou, pior, sem nem saber da lista infindável de efeitos colaterais.
Médicos preguiçosos, sem atualização e que são convencidos por representantes de laboratórios que pouco estão preocupados com as consequências que possam vir a ter a administração de suas novidades.
Agora, nosso objetivo aqui é apenas alertar para você que está usando tomar precauções, observar para não vir a ter um sofrimento lá na frente. Apenas queremos evitar um problema a quem está nas mãos de profissionais incompetentes e preguiçosos.
Temos bastante material(*) para quem se interessar e, por favor, divulgue este alerta quanto aos EFEITOS COLATERAIS do SINGULAIR.

(*) FDA (U.S. Food and Drug Administration):  http://www.accessdata.fda.gov/drugsatfda_docs/label/2009/020829s051_020830s052_021409s028lbl.pdf
(*) Parents for Safety:
http://parentsforsafety.org/17601/10794.html
(*) ARIA (Allergic Rhinitis and its Impact on Asthma):
http://www.whiar.org/docs/ARIA-Report-2008.pdf



216 comentários:

  1. Meu filho tomou Singulair dos 02 aos 04 anos ininterruptamente. Voltou a tomar em períodos específicos até por volta dos 07 anos. Teve "tics" e ressecamento visível de córnea... O ressecamento ele tem até hoje e já foi tratado várias vezes como de fundo "alérgico", mas ainda hoje vive com os olhos ressecados , vermelhos e com coceira (está hoje com 09 anos). Coincidência ou não...????????????? Os tics ele não tem mais, graças a Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, quanto tempo levou para cessar os tics? Meu filho tomou apenas 5 comprimidos e mesmo tendo parado o medicamento ha uma semana, não melhora.

      Excluir
    2. Olha que coisa incrível, minha filha fez uso ineterrupto de singulair dos 5 aos 6 anos, tomou o baby depois meio do normal, teve tics de piscar os olhos, mas como estavámos passando por um momento dificil na familia (separação) tratamos como problema emocional, mesmo assim levei-a até um oftalmo que ao consultar perguntou se ela fazia uso de algum medicamento contínuo, na verdade como ela já havia parado tinha algum tempo não relacionei. Ele pediu que ela lavasse os olhos com sabão neutro mais vezes ao dia que as casquinhas dos cílios estavam irritando seus olhos e os tics foram parando, hoje em dia não percebei mais nada. Por acaso achei o blog, pois como para minha filha foi um ótimo remédio, queria fazer o uso desse medicamento, pois estou tendo crises de alergia respiratórias e procuro algo que não seja tão agressivo.

      Excluir
    3. Usei singulair por 2 ou 3 anos como complemento ao clenil para tratamento da asma grave do meu filho e foi perfeito. Nada tenho a reclamar.

      Excluir
    4. pois e,meu neto tem 1ano e meio,e uma pediatra idiota mediou esse veneno pra ele...ESTAVA TOMANDO ESSE VENENO A MAIS OU MENSO 10 DIAS,O MENINO COMEÇOU A FICAR AGITADO E NERVOSO..E DEU PPARA BALANÇAR PAR DORMIR SEM PARAR,FICA ATE 2 HORAS SE BALANÇANDO,E COÇANDO OS OLHOS..RESOLVI ABRI A INTERNET PARA PESQUISAR E DESCOBRI ESSE SITE...ESSA MODERNIDADE ESTA ESTRAGANDO AS CRIANÇAS..MEU NETO NUNCA TEVE NEM BRONQUITE E NEM PNEUMONIA,MAS A IDIOTA RESOLVEU RECEITAR ESSA PRCARIA,AGORA E ESPERAR PARA VER SE OS TI IRAO CESSAR, SE NAO CESSAR VOU PROCESSAR A MEDICA E O LABORATORIO

      Excluir
    5. É muito facil fazer criticas quando o "seu filho" não tomou esse veneno só quem tomou sabe. Sou grata ao site porque atraves de diversos relatos de maes diferentes vendo as mesmas reações que minha filha cortei imediatamente o uso do remedio - depois de 15 dias consegui voltar ao medico - expliquei a situação e o que aconteceu - ele perguntou se eu havia supendido o remedio e que tinha feito bem ao responder que sim - Obvio que troquei de médico - Ela fez tratamento com uma media alergista homeopata - fez exames de alergia e nao constou nada que justificasse as crizes de rinite, bronquite e ites da vida e simplesmente descobrimos que minha filha tinha apenas deficiencia de vitamina d - atravez de um exame de sangue - 25(OH)D - Agora pesquise sobre a relação deficiencia de vit D e as doenças respiratorias. Eu diria com base na minha experiencia que qualquer amiga que tenha os mesmos resultados que minha filha eu digo abandone essa droga o mais rapido possivel - e sim na bula do remedio há as reações adversas bem camufladas, mas estao lá, basta ler atentamente e decifrar...

      Excluir
  2. Anônimo, não é coincidência. Seu filho tem o ressecamento em consequência do medicamento Singulair. Segundo a oftalmo o tic na verdade é uma reação ao incômodo provocado pelo ressecamento.Se os tics cessaram é porque o ressecamento melhorou. Procure um outro oftalmo, quem sabe terá mais sorte com uma modificação no tratamento. Nestes casos é sempre bom mudar. Mantenha contato. Estamos interessados em trocar informações com todos usuários de Singulair que tenham tido ou estão com problemas.

    ResponderExcluir
  3. Hoje estive no gastro com meu bebe, q faz um ano hoje e desde os 6 meses faz uso do singulair, ele tem apresentado quadro de alergia alimentar com o leite e a soja além da alergia respiratória na qual foi rejeitado o singular. Só que desde os 6 meses, ele dorme muito mal a noite, dorme pouco, só quer ficar dormindo agarrado comigo, no peito...achando q é do estômago, procurei o gastro e ele me disse q esse distúrbio pode ser do medicamento. Já não usei hoje e espero q ele melhore... vc sabe se este pode ser um dos efeitos colaterais do singulair?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana,
      Sou filha da dona do blog e ela me pediu para te responder pq eu quem fiz a pesquisa. Sim, o Singulair pode causar problemas com o sono. Esse efeito consta na lista de efeitos colaterais que foram descobertos depois da droga ser aprovada. Agora, se vc entrar no site do FDA ou no site Parents for Safety, você vai verificar que problemas com o sono estão na lista de efeitos colaterais.
      Digo mais: nenhuma criança com menos de 6 anos pode tomar Singulair (é contra-indicação) de acordo com o ARIA e nem Singulair baby. Absolutamente nenhum Singulair. Vou colocar aqui o meu blog onde apenas copio o texto da minha mãe, mas no pé da página você vai ver os três links que deve ler: FDA, ARIA e ParentsforSafety:
      http://claudiafeitosasantana.wordpress.com/2012/11/01/singulair-efeitos-colaterias-perigosos/
      Você vai precisar esperar mais ou menos um mês para que os efeitos todos da medicação saiam do organismo dele. Tem quer ter muita calma. Eu te garanto que muito provavelmente esse quadro dele é conseqüência do Singulair.
      Claudia.
      PS. O pediatra cometeu erro médico pois todo médico não pode se restringir a bula, mas sim pesquisar todas as fontes necessárias.

      Excluir
    2. Por favor, você sabe quanto tempo leva para cessar os tics? Meu filho tomou apenas 5 comprimidos do Singulair e mesmo tendo parado o medicamento ha uma semana, não melhora do tic nervoso nos olhos.

      Excluir
    3. Bom dia,
      Então você está dizendo que a bula do remédio está errada??..
      Porque o que consta na bula do singulair baby é que ele é indicado para crianças de 6 meses a 5 anos..Sua pesquisa está bem avançada,contrariando a bula...estranho isso..

      Excluir
    4. Então passa o SINGULAIR pro teu filho pra ver se você vai ficar satisfeito com o resultado, meu querido! :)
      O pessoal aqui só está tentando ajudar as pessoas desavisadas, como eu e você.
      Se não for para ajudar, não atrapalha!

      Excluir
    5. Olá Claudia. Boa noite. Vc é médica!? Pq vejo que vc está passando informações médicas e orientando uso medicamentoso. Saiba que isso é exercício ilegal da medicina ok?

      Excluir
    6. Boa noite Janaise ela não é médica mas é testemunha de que drogas tem seus efeitos colaterais assim como o crack a maconha também tem seus efeitos no cérebro e todo medicamentos é uma droga e se as testemunhas de seu uso não se manifestar e descrever os sintomas não teria a bula descrevendo seus efeitos colaterais,nada melhor que fazer tratamentos da vovó, naturais, xaropes e muita saladas de agrião e rúcula pra criançadas, mas os bebês é meio difícil de dar, tem um xarope natural que vi na TV mas ainda não usei, mas vou pesquisar, vocês também pesquisem e me falam o nome é Asmazol ouvi falar que é bom pra asma, renite alérgica, broncoespasmo etc.vi na TV www.190ofertas.com boa noite a todos

      Excluir
    7. É muito facil fazer criticas quando o "seu filho" não tomou esse veneno só quem tomou sabe. Sou grata ao site porque atraves de diversos relatos de maes diferentes vendo as mesmas reações que minha filha cortei imediatamente o uso do remedio - depois de 15 dias consegui voltar ao medico - expliquei a situação e o que aconteceu - ele perguntou se eu havia supendido o remedio e que tinha feito bem ao responder que sim - Obvio que troquei de médico - Ela fez tratamento com uma media alergista homeopata - fez exames de alergia e nao constou nada que justificasse as crizes de rinite, bronquite e ites da vida e simplesmente descobrimos que minha filha tinha apenas deficiencia de vitamina d - atravez de um exame de sangue - 25(OH)D - Agora pesquise sobre a relação deficiencia de vit D e as doenças respiratorias. Eu diria com base na minha experiencia que qualquer amiga que tenha os mesmos resultados que minha filha eu digo abandone essa droga o mais rapido possivel - e sim na bula do remedio há as reações adversas bem camufladas, mas estao lá, basta ler atentamente e decifrar...

      Excluir
  4. Oi querida obrigada pela resposta! Comecei a pesquisar mais e descobri outro sintoma q também pode ser mais um efeito colateral, além do sono agitado,, ele tem tem colicas , gases a maioria deles noturnos tbm, mesmo não tendo comido nada do que pode fazer lhe mal, além de estar sempre meio amarelinho...ontem foi seu primeiro dia sem o medicamento e teve uma noite ruim ainda, estava pensando quando começaria a melhorar e Vc me respondeu, espero que esse mês passe rápido. Tbm pesquisarei mais sobe o assunto, e devemos divulgar isso mais, para ajudarão outros país que talvez como eu nem relacionam os sintomas dos filhos com tal medicamento. Grata, mantemos contato!

    ResponderExcluir
  5. Oi, meu filho começou a tomar o SINGULAIR em novembro de 2012, ele estava com muito chiado no peito, foi prescrito pela alergista dele... a medica receitou por 3 meses continuos, comprei uma caixa (pois o custo é muito alto), demorei 2 semanas p/ comprar a segunda... eu e meu marido notamos que ele ficou muito agitado,agressivo e não está obedecendo mais como ele obedecia... pode ser efeito do medicamento??? como ele não está mais com o peito chaindo resolvemos parar por comta, vimos a bula e ficamos assustado com os efeitos... quero saber se o medicamento fica por qto temo no organismo depois que paramos de dar o medicamento, paramos no dia 31/01/2013... aguardo ctt... muiot obrigado que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  6. Roberta
    De acordo com nossas pesquisas e nossa experiência os efeitos do seu filho são do Singulair. Meu neto teve uma mudança de comportamento muito acentuada além dos tics e muita piscação de olhos. Existem casos de aumento de agressividade e também de depressão. Não dê mais este medicamento para ele.
    Gostaria de saber a idade do seu filho.
    Qualquer dúvida continue fazendo contato.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele tem 04 anos....gostaria de saber se esses efeitos persistem por algum tempo depois que parou de tomar... muito obrigado pela atenção

      Excluir
    2. É muito facil fazer criticas quando o "seu filho" não tomou esse veneno só quem tomou sabe. Sou grata ao site porque atraves de diversos relatos de maes diferentes vendo as mesmas reações que minha filha cortei imediatamente o uso do remedio - depois de 15 dias consegui voltar ao medico - expliquei a situação e o que aconteceu - ele perguntou se eu havia supendido o remedio e que tinha feito bem ao responder que sim - Obvio que troquei de médico - Ela fez tratamento com uma media alergista homeopata - fez exames de alergia e nao constou nada que justificasse as crizes de rinite, bronquite e ites da vida e simplesmente descobrimos que minha filha tinha apenas deficiencia de vitamina d - atravez de um exame de sangue - 25(OH)D - Agora pesquise sobre a relação deficiencia de vit D e as doenças respiratorias. Eu diria com base na minha experiencia que qualquer amiga que tenha os mesmos resultados que minha filha eu digo abandone essa droga o mais rapido possivel - e sim na bula do remedio há as reações adversas bem camufladas, mas estao lá, basta ler atentamente e decifrar...

      Excluir
  7. Pelo menos um mês para o efeito do medicamento desaparecer. Meu neto tem 6 anos e nele os efeitos só desapareceram mesmo com mais de dois meses.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tenho 1 filho com 6 anos e que está a fazer singulair desde os 2 anos e meio, praticamente inenterruptamente. Há 2 semanas queixou-se de dormência dos dedos, como como estava a jogar psp pensámos que fosse de estar a jogar. no sábado passado queixou-se de tontura junto da avó e hoje voltou a queixar-se de dormência dos dedos, quando estava sentado no sofá a ver tv. Ao fim de 2, 3 minutos passou a dormência. Quando ia para lhe dar o comprimido, pensei e se for do medicamento? e não lhe dei. Fui ler com verdadeira atenção a bula e nem queria acreditar. Estou em pânico...

    ResponderExcluir
  9. Tenho 42 anos oa medica me receitou singulair 10 mg.
    para tratamento do olfato, mas agora depois de 45 dias comecei a perder a gustação. sera que volta?

    ResponderExcluir
  10. Meu filho de 5 anos e 4 meses toda singular há aproximadamente 1 ano pois acordava muito à noite devido à rinite acentuada quer tem. Há um mês, trocamos de grânulos para comprimidos pois é um pouco mais barato e, segundo o pediatra, pela idade já poderia. Com essa troca, em dias, percebemos o aumento do apetite. Em questão de um mês, ele engordou 1,3kg. Comia demais!!! Quando procurei aqui na internet sobre apetite X Singulair, me chamou a atenção a questão da hiperatividade como sintoma. Meu filho sempre foi um pouco mais agitado, mimado, mas há um ano, às reclamações na escola são constantes, estão me deixando louca. Em casa ele tb é agitadíssimo, nervoso, agressivo tb. Passamos de julho/2013 a dezembro/2013 entre psicóloga, neuro, exames para nenhuma conclusão até agora. Paramos o tratamento com a psicóloga, e coincidência ou não, vi hj esse site, e exatamente amanhã temos outra consulta com a neuro. Eu mesma quem solicitou a consulta, sem interferência desta vez de psicóloga. Vou questioná-la novamente, já que num primeiro momento, ela disse que meu filho só era "agitatinho" e muito novo para qq. outro diagnóstico.

    Desde que suspendi o remédio, há 4 dias, o apetite dele já está perfeitamente normal, e o comportamento dele melhorou muito, muito mesmo! Mais calmo, consegue ao menos nos ouvir sobre consequências quando faz coisas erradas... Simplesmente mágico!!! Tatiana

    ResponderExcluir
  11. oi meu filho tem 4 anos e faz o tratamento con SINGULAIR BABY a 1 mês, e noto ele muito agressivo e com medo só quer dormir segurando minha mão,a alegologista receitou durante 6 mêses as crises alergicas sumiram, mas me preoculpo com com esses efeitos!

    ResponderExcluir
  12. Cortem o leite de vaca... Tira a bronquite com as mãos... Minha filha sofreu oito anos, ja tomou singulair, e não lhe fez bem, ficando com medo, e pesadelos, tomou muitosedicamentos para asma e rinite, mas faz dois meses que através de um medico homeopatia nos aconselhou cortar o leite de vaca, dar muita água e fruta e receitou um remédio homeopático.. Só isso, ela melhorou muito.. Depois de quase três meses fazendo muitas inalações enoites mal dormidas, resolvemos ir neste medico e seguir essa linha, foi uma desintoxicação e ja notamos desde a primeira semana, e faz dois meses que ela não fica Pm falta de ar, nariz escorrendo etc Fica a dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Isadora. Tenho uma filha com todos os sintomas e já rodamos muitos médicos. Por favor, pode me dizer qual o médico que você cita no seu texto? Obrigada!

      Excluir
    2. É muito facil fazer criticas quando o "seu filho" não tomou esse veneno só quem tomou sabe. Sou grata ao site porque atraves de diversos relatos de maes diferentes vendo as mesmas reações que minha filha cortei imediatamente o uso do remedio - depois de 15 dias consegui voltar ao medico - expliquei a situação e o que aconteceu - ele perguntou se eu havia supendido o remedio e que tinha feito bem ao responder que sim - Obvio que troquei de médico - Ela fez tratamento com uma media alergista homeopata - fez exames de alergia e nao constou nada que justificasse as crizes de rinite, bronquite e ites da vida e simplesmente descobrimos que minha filha tinha apenas deficiencia de vitamina d - atravez de um exame de sangue - 25(OH)D - Agora pesquise sobre a relação deficiencia de vit D e as doenças respiratorias. Eu diria com base na minha experiencia que qualquer amiga que tenha os mesmos resultados que minha filha eu digo abandone essa droga o mais rapido possivel - e sim na bula do remedio há as reações adversas bem camufladas, mas estao lá, basta ler atentamente e decifrar... Clinica Stela Maris em sao bernardo do campo - rua mediterrane - alergista homeopata

      Excluir
  13. Meu filho tomou esse medicamento durante 4 anos, porém somente no inverno, ou seja 3 meses por ano. As crises respitatorias não apareceram, ele não teve nenhuma contra indicação. Está ótimo agora não toma mais.
    No meu caso super recomendo o medicamento!!

    ResponderExcluir
  14. renata2849@hotmail.com13 de maio de 2013 às 22:22

    Minha filha de 1 ano e 5 meses começou a tomar o Singulair baby no 8º dia q ela estava tomando começou diarreia, gases noturnos, inflamação nos olhos, e febres noturnas sem contar na sua agitaçao durante o dia e a noite. Levamos ma pediatra e questionamos se isso poderia ser efeito do singulair baby a pediatra disse q nao, mas mandou fazer exames de fezes no qual nao apresentaram nada. deixamos de usar o singulair baby por 14 dias pois ela teve pneumonia e sinusite, os sintomas desapareceram. Hj esta fazendo 8 dias q retornamos o remedio e os mesmos sintomas voltaram...estamos sem saber o q fazer, a febre noturna tambem pode ser um efeito colateral do singulair baby?

    ResponderExcluir
  15. Boa noite

    Renata
    Desculpe a demora em lhe responder mas não foi possível antes.
    Eu não sou médica e o relato que fiz no meu blog foi de uma experiência que vivi e foi muito traumática.
    No seu lugar eu faria três coisas:
    1- Suspenderia imediatamente o medicamento.
    2- Procuraria a opinião de outro médico.
    3- Faria um contato com a Merck que é a fabricante do medicamento, e relataria o que está acontecendo. Também faria o mesmo junto ao FDA
    Qualquer dúvida estou aqui para ajudá-la a esclarecer.
    Att
    Dalva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois ja tomo o singulair 10mg ha 15 anos sofro muito mas sei o k fazer s nao tomo tenho muitas crises ja nao sei mais o fazer...

      Excluir
  16. Bom dia, meu filho tem 5 anos e 7 meses, está tomando singulair 10mg, meio comprimido por dia já ha um mês. Esta semana reclamou umas 3 vezes de dores de cabeça e ontem reclamou tbem de tonturas. (está tudo rodando: disse ele), agora lendo esses comentários, fiquei preocupada e vou suspender o medicamento. Claudia Feitosa, você que pesquisou este medicamento, encontrou algo sobre tonturas como efeito colateral?

    ResponderExcluir
  17. O meu filho tem 1 ano e 8 meses e está tomando singulair desde 30/05, e no segundo dia teve bastante corisa, o que eu achei bom, pois como a médica havia alertado, o medicamento limparia todo o congestionamento que estava no seio da face, mas de domingo para segunda ele acordou à noite e chorava muito e não conseguia voltar a dormir. A princípio achei que era o nariz que estava entupido e não o permitia dormir, pinguei descongestionante e nada, chorava de 10 em 10 minutos. Parecia que estava com ânsia! Como não sabia o que o afligia deu ibuprofeno, pois pensei que caso ele estivesse com dor de cabeça ou algo do gênero, o remédio ajudaria a aliviar a dor. Mas desconfiei que poderia ser efeito colateral do singulair. Hoje ele dormiu e já reclamou duas vezes. Lendo este blog decidi fazer o seguinte: vou dar por um mês pra ver se a dificuldades no sono decorrem mesmo do remédio ou foi coincidência. Vou observar com muito mais cuidado as reações dele. E de acordo com o constatado decido. Pois como toda mãe, sonho que este remédio seja a cura para todos os problemas de rinite e sinusite que ele tem. Outro detalhe que vem ocorrendo com meu filho é a perda quase que total do apetite. Ele já não come muito bem, mas agora piorou muitíssimo!!!! Vou acompanhar os comentários aqui do blog. Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como vc minha filha também está sem apetite,ela toma SINGULAR BABY a três meses,ela tem 1 ano e uma mês,não dorme direito a noite,desperta aos prantos e logo a coloco no peito e ela dorme ,mas em seguida desperta novamente,já teve pneumonia e para não ter outra vez a médica passou esse medicamento.Já não sei o que fazer lendo esse comentários,pois tirando tudo isso ela nunca mais adoeceu.

      Excluir
    2. É muito facil fazer criticas quando o "seu filho" não tomou esse veneno só quem tomou sabe. Sou grata ao site porque atraves de diversos relatos de maes diferentes vendo as mesmas reações que minha filha cortei imediatamente o uso do remedio - depois de 15 dias consegui voltar ao medico - expliquei a situação e o que aconteceu - ele perguntou se eu havia supendido o remedio e que tinha feito bem ao responder que sim - Obvio que troquei de médico - Ela fez tratamento com uma media alergista homeopata - fez exames de alergia e nao constou nada que justificasse as crizes de rinite, bronquite e ites da vida e simplesmente descobrimos que minha filha tinha apenas deficiencia de vitamina d - atravez de um exame de sangue - 25(OH)D - Agora pesquise sobre a relação deficiencia de vit D e as doenças respiratorias. Eu diria com base na minha experiencia que qualquer amiga que tenha os mesmos resultados que minha filha eu digo abandone essa droga o mais rapido possivel - e sim na bula do remedio há as reações adversas bem camufladas, mas estao lá, basta ler atentamente e decifrar...

      Excluir
  18. Quanto tempo leva pra aparecerem as reações, minha bebê começou o tratamento essa semana e eu já tô pensando em parar.. Depois de tudo o que li.

    ResponderExcluir
  19. Olá estou muito grata ao esclarecimento de vocês e ao mesmo tempo assustada com este remédio! A pediatra onde minha filha estava indo receitou este remédio pois ela está tendo problemas alérgicos, tosse... hoje completamos 6 dias do uso! Minha filha está totalmente agitada, agressiva, não dorme mais a noite direito (sempre dormiu das 21:30 até as 10:oo) após o uso desta droga está indo dormir as 02:00 da manhã onde acorda por 2 vzs a noite, não está me escutando, totalmente teimosa, ficou com uma carência de feto muito grande, resumindo mudou totalmente de personalidade! Estou mais tranquila após ver os relatos de vcs, mas ao mesmo tempo assustada pois infelizmente não podemos confiar em receituários médicos!

    ResponderExcluir
  20. Olá, espero contribuir com a pesquisa aqui leigamente desenvolvida, mas tb ser ajudada. Tenho uma filha (hj com 17 anos) e um filho (hj com 15). A história de rinite, sinusite e otite dela foi terrível a infância inteira, e a dele era amigdalite e pneumonia. Minha vida na infância deles se resumia a médicos, antibióticos e corticoides de abril a agosto! Fizeram vacina subcutânea e sublingual, até q a Alergo na época (quando eles estavam com seis e oito anos) recomendou o singulair, q foi usado regularmente por três anos seguidos. O efeito quanto aos processos alérgicos foi maravilhoso para os dois. Minha filha apresentou agressividade, meu filho terror noturno, hiperatividade e, aos dez anos de idade, fez uma convulsão sem febre (mas não estava tomando singulair!!!). Desde o ano passado, minha filha teve de voltar a tomar nesse período de abril a agosto, pois é uma adolescente rebelde q faz tudo q um alérgico não pode (como lavar a cabeça com água quente às 11h da noite e dormir com o cabelo molhado debaixo do ventilador). Vamos à minha dúvida: meus filhos JÁ APRESENTAVAM problemas psicológicos e neurológicos antes de começarem a tomar o singulair (agressividade, hiperatividade, tendência depressiva da minha filha, q, quando bem pequena, cogitaram ser autista grau leve etc.). Minha filha tb apresentou grande diferença nas plaquetas nos últimos 5 anos (de mais de duzentas passaram pra 180 em média), mas eu tb apresento problemas de plaquetas (às vezes até plaquetopenia) desde o ano 2000 e nunca tomei singulair. Minha filha faz tratamento com antidepressivo desde os 12 anos de idade até hj, sempre teve tendência e pensamentos suicidas, engordou muito, dorme muito. Meu filho foi hiperativo a infância toda, mas não agressivo. Fez o tratamento com anticonvulsivante por 5 anos (dos 10 aos 15) e está bom (mas não toma singulair, embora ainda faça uma ou duas bronquiolite por ano). Minha dúvida é se realmente o singulair teve influência no quadro ou se foi a genética (pois tanto do meu lado quanto do lado do pai deles há vários casos de problemas neurológicos e psiquiátricos)e o fato de eu e o pai deles termos nos separado (o q causou tb grande transtorno emocional). Fica então essa dúvida enorme, cruel... Não sei o q fazer, pois o tratamento com corticóde, anti-histamínico e coisas assim tb é terrível e cheio de efeito colateral. Fico entre a cruz e a espada...

    ResponderExcluir
  21. Olá, espero contribuir com a pesquisa aqui leigamente desenvolvida, mas tb ser ajudada. Tenho uma filha (hj com 17 anos) e um filho (hj com 15). A história de rinite, sinusite e otite dela foi terrível a infância inteira, e a dele era amigdalite e pneumonia. Minha vida na infância deles se resumia a médicos, antibióticos e corticoides de abril a agosto! Fizeram vacina subcutânea e sublingual, até q a Alergo na época (quando eles estavam com seis e oito anos) recomendou o singulair, q foi usado regularmente por três anos seguidos. O efeito quanto aos processos alérgicos foi maravilhoso para os dois. Minha filha apresentou agressividade, meu filho terror noturno, hiperatividade e, aos dez anos de idade, fez uma convulsão sem febre (mas não estava tomando singulair!!!). Desde o ano passado, minha filha teve de voltar a tomar nesse período de abril a agosto, pois é uma adolescente rebelde q faz tudo q um alérgico não pode (como lavar a cabeça com água quente às 11h da noite e dormir com o cabelo molhado debaixo do ventilador). Vamos à minha dúvida: meus filhos JÁ APRESENTAVAM problemas psicológicos e neurológicos antes de começarem a tomar o singulair (agressividade, hiperatividade, tendência depressiva da minha filha, q, quando bem pequena, cogitaram ser autista grau leve etc.). Minha filha tb apresentou grande diferença nas plaquetas nos últimos 5 anos (de mais de duzentas passaram pra 180 em média), mas eu tb apresento problemas de plaquetas (às vezes até plaquetopenia) desde o ano 2000 e nunca tomei singulair. Minha filha faz tratamento com antidepressivo desde os 12 anos de idade até hj, sempre teve tendência e pensamentos suicidas, engordou muito, dorme muito. Meu filho foi hiperativo a infância toda, mas não agressivo. Fez o tratamento com anticonvulsivante por 5 anos (dos 10 aos 15) e está bom (mas não toma singulair, embora ainda faça uma ou duas bronquiolite por ano). Minha dúvida é se realmente o singulair teve influência no quadro ou se foi a genética (pois tanto do meu lado quanto do lado do pai deles há vários casos de problemas neurológicos e psiquiátricos)e o fato de eu e o pai deles termos nos separado (o q causou tb grande transtorno emocional). Fica então essa dúvida enorme, cruel... Não sei o q fazer, pois o tratamento com corticóde, anti-histamínico e coisas assim tb é terrível e cheio de efeito colateral. Fico entre a cruz e a espada...

    ResponderExcluir
  22. Olá dou singulair para meu filho de 3 anos faz uns 8 meses, ele melhorou muito em relação a ter crises de sinusite, só que noto que ele tem uma tosse, o pulmão está limpo, mas fica na garganta e outra coisa que estou notando e o cheiro ruim na boquinha dele, será que ataca o estomago tbm?
    me ajude,

    ResponderExcluir
  23. De acordo com Allergic Rhinitis and its Impact on Asthma (ARIA), o Singulair (em qq forma) não deve ser administrado para crianças menores de 6 anos. Outra questão relevante no caso descrito é que Singulair é indicado para alergias sazonais, mas não é indicado para tratamento de sinusite. Quando administrado para sinusite, ele mascara os sintomas e não cura a inflamação. Diante de tudo que sofremos com o uso do Singulair, eu interromperia o uso imediatamente. Vale notar que muitos médicos restringem seu conhecimento ao uso da bula e essa medicação tem uma série de efeitos colaterais que não estão listados na mesma. Aconselharia que você procurasse outras opiniões médicas.

    ResponderExcluir
  24. todo remedio e' uma droga, sera' que singulair e' pior que cortisona a longo praso???

    ResponderExcluir
  25. Meu filho tomou Singulair baby por apenas 3 dias. ele tem um ano e tres meses. Seu temperamento se alterou drasticamente. Esta muito agitado. Nao para quieto nem por m segungo. Estou jogando a caixa com o resto fora... alem disso, perdeu completamente o apetite. Ate pensamos que fosse por causa dos dentonhos que estao nascendo, mas ele nunca ficou tao agitado desse jeito.

    ResponderExcluir
  26. meu filho tem 1 ano e 2 meses,ele está tomando o singulair baby faz uns 15 dias e foi passado por uma alergista depois de vários exames que foram feito e não descobrimos do que era essa alergia.No corpo dele apareceu desde os 9 meses umas manchas vermelhas,achei que fosse de algum alimento mas fiz os exames e constatou que não era,então ela passou esse tratamento de 6 meses com essa medicação.Depois que lhe o que você postou percebo que meu filho apresenta alguns dos sintomas descrito por você.As manchas estão piores,ele faz uns 3 dias que tem diarreia e também anda cosando os olhos,será que é dosingulair,Gostaria muito de saber sua opinião,desde já te agradeço.

    ResponderExcluir
  27. Meu tem nove meses e faz uso do singulair baby hà uns quatro meses. Ele mudou muito o seu comportamento, fica muito nervoso e fica esticando as pernas e braços ate ficar cansado e suado, assim até dormir isso pode ser efeito do singulair baby.
    desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom verificar pq esses são sintomas de autismo também.

      Excluir
  28. Dalva, há anos passo por otorrinos, neuros, alergos, que só me passam paliativos para a minha rinite crônica da qual não se sabe a origem. Tenho muita secreção e dores de cabeças semanais. Resolvi dar um basta nisso. Me indicaram uma médica conceituada, que após ouvir meus relatos e ver meus inúmeros exames me receitou Singulair. Primeira coisa que perguntei a ela, tem efeito colateral? tipo dar sono, tirar sono. Porque o Predsim me deixa sem dormir, assim como os Allegra D e congêneres. Ela disse que não tem efeito colateral. A maioria dos relatos aqui é com crianças e adolescentes. Será que com adultos aconteceria o mesmo? Tenho 41 anos e já estou farta de usar antinflamatórios, corticóides, antibióticos e analgésicos o ano inteiro. Por isso busquei essa médica para fazer um tratamento preventivo a longo prazo. Fui pesquisar o remédio na internet e achei seu blog. Agora não sei o que fazer. Achei que tinha encontrado, finalmente, a solução para o meu problema. Gostaria de ouvir sua opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela, tenho 63 anos, uso Singulair e minha neta, que hoje tem 12 anos, já usou por tempo prolongado quando era menor e nenhuma de nós duas teve efeitos colaterais. Acho que depende do organismo de cada um e é possível que pessoas que tenham problemas de saúde em outras áreas continuem apresentando estes problemas concomitantemente à tomada do remédio Singulair, ou tenham uma exarcebação dos sintomas de seu outro problema de saúde ao tomar este remédio. Mas, para mim e para minha neta foi bom, ficamos de forma evidente, mais resistentes a crises alérgicas, e no meu caso, depois de tomar apenas uma caixa, sendo que tenho crises tanto no inverno como no verão, neste, por causa do ventilador, ar condicionado e gelado. Espero que você também possa ter um bom resultado.

      Excluir
  29. Dalva, agradeço muito por compartilhar a sua experiência. Eu estava aqui a noite, sofrendo com as crises de sinusite e rinite do meu filho de 2 anos e amanhã vou novamente ao otorrino, já tinha ouvido falar do Singulair, pensei q era milagroso, agora percebo o tanto de mal q pode fazer para uma criança. agradeço as informações. rafaela

    ResponderExcluir
  30. Parabéns pela publicação. Há um mês e meio o pediatra do meu filho que está com 1ano e 8 meses prescreveu singulair baby por 30 dias. Como estou com uma obra em casa achei que determinados comportamentos do meu filho estavam diferentes em decorrência de tamanha agitação que uma obra provoca. Pois bem, ele apresentou dificuldade para dormir, falta de apetite, pesadelo (acordava no meio da noite chorando muito), agitação, febre sem explicação e cólicas durante a noite. Teve uma semana em que fui todos os dias a emergência e os exames não indicavam nenhuma alteração. Faz quinze dias que o remédio acabou e a rinite voltou pior do que nunca. Ao ler os relatos aqui no blog fiquei assustada e compreendi os porquês sem resposta do mês anterior. Comentei com meu esposo e consideramos que o uso de singulair baby não só causa vários transtornos de ordem comportamental e fisiológica como também mascara o problema respiratório, haja vista que pelo que lemos aqui e em outros locais, o remédio age como uma esponja e resseca mucosas e intestinos e talvez seja por isso que no caso dos granulos, o medicamento não pode ser dissolvido em água.

    ResponderExcluir
  31. Ola, bom dia.
    Minha filha de 4 anos tomou somente alguns comprimidos uns 7 ou 8, e agora esta tendo nauseas, vomitos, não tem apetite, fica palida, ansiosa, os dois pediatras que consultei disseram que não é o singulair, mas ela esta com muito mal estar, por favor me ajudem, cel. (14) 9800.0250, ou eliezer.fernandes@agroterenas.com.br
    Obrigado

    ResponderExcluir
  32. Tenho um bebê de 06meses que após vários resfriados seguidos...tomando prelone e fazendo inalaçao com remédio foi receitado o singulair baby por 03meses...pois, bem..não cheguei a dar 1caixa ( tomou 18pacotinhos ) e seu comportamento se alterou demais....agitação...dificuldade para dormir...agressividade...e o pior...começou a balança a cabecinha de um lado para o outro direto..as pessoas achavam graça...parecia que estava dançando mas, como eu já tinha lido a bula e visto esse blog comecei a relacionar com o remédio....por conta própria parei de dar...e semana que vem vou ao pediatra e contarei o ocorrido e direi que não darei mais esse medicamento que no meu caso trouxe várias reações adversas....agora ele já está melhor...mas, muitas noites ele ficou sem dormir..chorando...acordava gritando como se tivesse tido uma dor violenta...graças a Deus parei de dar esse remédio logo....vou achar outra alternativa pois, essa não deu certo.

    ResponderExcluir
  33. Agradeço muito seu post. Meu filho de 3 anos começou ha uma semana com o "piemomte", que é o Singulair versão mais em conta, mas a mesma droga.
    Notamos uma mudança de comportamento considerável. Ficou muito agressivo e começou a comer de forma exagerada, o que não é normal nele. Se queixa também de dores no estômago, algo também incomum.
    Vamos parar imediatamente o uso do medicamento tentando evitar danos maiores.

    ResponderExcluir
  34. ola boa noite. meu filho tem 6 anos e esta apresentando uma agitaçao fora do normal. achei que fosse por causa de alguns problemas em casa. hj ele vomitou muito e tem sentido muita falta de ar.tem 12 dias que ele ta tomando o singulair e teve uma melhora super positiva em relação as crises alergicas, mais tem sentido todas essas coisas q acabei de relatar acima. como o remedio é muito caro achei que seria uma solução para anos de sofrimento,e eu ainda comprei 2 caixas de uma so vez, porque a alergista passou para ele usar durante 6 meses. ??????????!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha Sarah também faz uso de Piemonte a 6 meses!!Ela tem 7 anos e venho observando muitas mudanças nela depois do medicamento!!Onde vim pesquisar sobre obesidade,pq ela vem ganhando peso demais,e isso me preocupou bastante!!No último mês observei também um tic,mas pensei ser da adenoide,ela fica movimentando o nariz e a boca como se fizesse massagem circular!Isso sem falar q está sempre de mal humor,reclamona,e tem horas q parece estar desligada!!Fiquei espantada qdo li seu blog!!Vou suspender apartir de hoje e vou falar com a otorrinolaringologista q acompanha ela!!Eu venho desconfiada deste medicamento a meses,mas confiamos segamente nos médicos q nos receitam,ainda mais qdo se percebe uma melhora incrível nos sintimas respiratório q tanto encomodam!!Ela também ficou com ansiesade,quer comer toda hora!!E chora a toa por qualquer não que ouvir!!Estou chocada!!

      Excluir
    2. Minha filha Sarah também faz uso de Piemonte a 6 meses!!Ela tem 7 anos e venho observando muitas mudanças nela depois do medicamento!!Onde vim pesquisar sobre obesidade,pq ela vem ganhando peso demais,e isso me preocupou bastante!!No último mês observei também um tic,mas pensei ser da adenoide,ela fica movimentando o nariz e a boca como se fizesse massagem circular!Isso sem falar q está sempre de mal humor,reclamona,e tem horas q parece estar desligada!!Fiquei espantada qdo li seu blog!!Vou suspender apartir de hoje e vou falar com a otorrinolaringologista q acompanha ela!!Eu venho desconfiada deste medicamento a meses,mas confiamos segamente nos médicos q nos receitam,ainda mais qdo se percebe uma melhora incrível nos sintimas respiratório q tanto encomodam!!Ela também ficou com ansiesade,quer comer toda hora!!E chora a toa por qualquer não que ouvir!!Estou chocada!!

      Excluir
  35. Olá, tenho uma filha de 2anos e 7 meses que começou a tomar Singulair a 15 dias. Há uma semana atrás ela teve pesadelos, quase não dormiu a noite, pois voltava a dormir e tinha pesadelos novamente, mas não associei isso ao medicamento até ler o blog.
    Comecei a procurar os efeitos colaterais em função de uma alergia que ela está nos olhos, apresentando secreção purulenta e olhos avermelhados, mas como ela começou a tomar Singulair por causa da Rinite pensei que pudesse ser por causa da Rinite, só que ela nunca teve isso..
    Além desses sintomas ela está com bastante gases também, já estou achando coincidências demais. Alguém mais teve esses sintomas?

    ResponderExcluir
  36. Olá, meu filho tem quase 4 anos e há 1 mês toma Singulair. Reclama um pouco de dores no estômago, mas, fora isso, não observamos nenhuma alteração em seu comportamento. Estamos seguindo um tratamento de 90 dias, mas, pelo que leio nesse site, tenho vontade de abandoná-lo imediatamente! Por outro lado, confio no médico que escolhemos. Devo orientar minha decisão pelas coisas escabrosas que leio num blog encontrado via Google ou, pelo contrário, devo confiar no que meu médico diz? Enfim.. minhas perguntas pra blogueira são as seguintes: por quanto tempo seu filho tomou Singulair? Qual foi a dosagem? Obrigado, Ivan

    ResponderExcluir
  37. Suspendi o Singulair da minha filha, dia 29/08 foi o último dia que ela tomou. A secreção dos olhos desapareceu e ela está mais tranquila. No caso dela é certo que houve diversos efeitos colaterais, mas suspendi porque o remédio era uma tentativa de evitar as crises de rinite alérgicas agora na primavera, se ela tivesse asma, o que considero mais grave certamente não suspenderia sem conversar com a médica.
    Creio que deve-se pesar os prós e contras, é certo que o medicamento tem efeitos colaterais, senão não estariam na bula, mas há de se avaliar o que é pior, o problema que levou o médico a receitar esse medicamento ou os efeitos colaterais.

    Encontrei uma matéria da folha que fala sobre a suspeita nos casos de suicidio, mas não foi comprovada. O medicamento continua sendo vendido normalmente nos USA, por mais laboratórios inclusive.
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u386510.shtml

    Quanto ao uso do medicamento em menores de 6 anos, no material sobre ARIA diz que "o montelukast é recomendado para o tratamento de RINITE ALÉRGICA SAZONAL em pacientes com mais de 6 anos de idade", mas isso não quer dizer que não possa ser usado para menores dessa idade, até mesmo porque o medicamento tem outras indicações, como asma e a tal rinite perene, que no material do link da FDA, diferencia o uso a partir de 2 anos para RINITE ALÉRGICA SAZONAL, e a partir de 6 meses para RINITE ALÉRGICA PERENE, que realmente não sei a diferença.O MATERIAL QUE ESTÁ NO LINK DA FDA É A DESCRIÇÃO DO PRODUTO E DOS TESTES REALIZADOS, INCLUSIVE É DESENVOLVIDO PELO PRÓPRIO LABORATÓRIO FABRICANTE DO SINGULAIR (MERCK).

    A contribuição que eu tinha era essa..
    Boa sorte nos seus tratamentos!

    Abraço
    Michelli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelli,

      Sobre efeitos colaterais:

      Existe uma lista enorme de efeitos colaterais que não estão descritos na bula do Singulair (montelukast) e esse é o motivo pelo qual existem websites que discutem a questão em língua inglesa (e.g., http://parentsforsafety.org/17601/10794.html ) e pedem para que os pacientes relatem esses efeitos colaterais para o FDA que, em 2009, veio a público relatar uma série de distúrbios neuropsiquiátricos como efeitos colaterais possíveis de serem apresentados com o uso do Singulair. Nada disso seria problema se a maior parte dos pediatras brasileiros estivessem a par dessa lista enorme de efeitos colaterais que não vêm descritos na bula mas que já estão publicados em bases científicas (e.g., ARIA incluso). Note que é obrigação do médico se atualizar a respeito das medicações que prescreve a seus pacientes. Assim como o caso relatado nesse blog, eu conheço várias pessoas que receberam prescrição de Singulair para seus filhos e nenhum desses pediatras discutiu os riscos do uso. Isto é negligência médica! Como dito pelo FDA, o pediatra deve discutir os riscos do uso com o paciente ou, no caso de crianças, com os pais do paciente.

      Sobre suicídio:

      A questão do suicídio está sendo estudada pelo laboratório e ainda não se sabe se existe uma relação causal ou não. Enquanto isso, o remédio continua em circulação.

      Sobre a recomendação para crianças:

      Note que a ARIA apresenta controlled randomized experiment que mostra que o montelukast (e.g., Singulair) não é eficaz no tratamento de rinites alérgicas sazonais ou perenes para menores de 6 anos. Para maiores de 6 anos, a droga se mostra eficaz para alergias sazonais e perenes. Portanto, o montelukast (Singulair) não deve ser recomendado para nenhuma criança com menos de 6 anos e MUITOS pediatras não sabem disso. Isto é negligência médica.

      Sobre a recomendação para asma:

      De acordo com os controlled randomized experiments da ARIA, o montelukast (e.g., Singulair) não tem efeito para o tratamento de asma e apenas mascara a infecção. Para asma, a ARIA recomenda tratamentos tradicionais a base de corticóides.

      Sinceramente,
      Dalva Santana

      Excluir
    2. Michelli,

      Note que, em abril de 2009, o FDA requisitou novos experimentos para verificação de todos esses efeitos relatados pós introdução da medicação no mercado e até hoje não obteve resposta. Veja o link: http://parentsforsafety.org/17601/37901.html
      Att
      Dalva

      Excluir
  38. Tenho três filhos (6, 4 e 1 ano), os mais velhos tomaram por cerca de 3 anos e a pequena já toma a 6 meses. Nunca nenhum deles apresentou nenhum destes sintomas descritos acima. Tomem cuidado com o q lêem e confiem no pediatra que escolheram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Maria Fernanda... Feliz de você que seus problemas foram resolvidos sem os efeitos nefastos que podem ocorrer.
      Este texto é apenas um alerta e se você perdeu o seu tempo e leu todas as perguntas e preocupações das pessoas que aqui se debruçaram verá que não é tão simples. Não sou médica e sempre respondo que na dúvida todos devem trocar idéias e informações com o seu médico. Não é por acaso que o blog e o texto sobre o Singulair já tem mais de seis mil visualizações.
      O objetivo é apenas ajudar e como já repeti várias vezes, a pediatra de meu neto, muito conceituada, não conhecia os efeitos colaterais que tem sido estudados no EU.
      Att
      Dalva Santana

      Excluir
    2. Maria Fernanda, minha filha de 6 anos também toma o Singulair sem nenhuma alteração física ou comportamental. Você está certa, é necessário confiar no MÉDICO!

      Excluir
    3. Maria Fernanda, às vezes demora tempo para descobrir que o risco do medicamento supera o benefício. Sigmund Freud usou, receitou e defendeu arduamente a cocaína antes de seu banimento das prateleiras das farmácias para o mercado clandestino. Existem eventos adversos que só são descobertos ao longo dos anos, por isto existe a farmacovigilância, através da ANVISA, que é o trabalho de acompanhamento do desempenho dos medicamentos que já estão no mercado. A notificação da Dalva pode ajudar na identificação de um risco e gerar, CASO SEJA NECESSÁRIO, uma intervenção oportuna. Os efeitos indesejados de qualquer medicamento não ocorrem necessariamente em todas as pessoas.

      Excluir
  39. Singulair e Montelair sache são a mesma coisa? Minha filha toma o Montelair e eu acho ela tãããão agitada!!!!!

    ResponderExcluir
  40. Sim é a mesma coisa Cynthia.
    Fale com seu médico o que está observando no comportamento dela.
    É sempre bom trocar idéia com os profissionais. Se não sentir firmeza no seu médico procure outra opinião. Cada caso é um caso.
    Att
    Dalva Santana

    ResponderExcluir
  41. Olá, estava com crise forte de rinite, com o nariz completamente obstruído, bem como fortes dores na cabeça. Marquei a consulta com a otorrinolaringologista e receitou singulair de 10mg, bem como maresis e nasonex. Cheguei a utilizar por 10 dias, mas após sentir confusão mental, a cabeça um pouco girando e tonteira e ainda senti uma falha no olfato, resolvi suspender até a consulta que já estava marcada e ver o que a médica iria me dizer. Na consulta ela me disse que o remédio não apresentava tais efeitos relatados e que deveria voltar a tomar o remédio e que iria investigar o que estava ocorrendo, poderia ser um quadro de labirintite e passou vários exames. Então voltei a tomar o remédio e após a mais ou mensos 15 dias resolvi novamente suspender, pois estava sentido novamente as tonteiras e confusão na cabeça a ponto de tirar a minha concentração no dia-a-dia.O pior é que senti uma melhora na crise de rinite alérgica, mas tenho certeza que quando voltar a consulta ela vai insistir de que não é o efeito do remédio e não talvez não queira passar outro remédio. Não quero mudar de médico, pois gostei muito dela, ela é atenciosa e investigativa. Você acha que esta confusão mental e tonteira poderia ser do remédio? Se ela mais uma vez insistir no remédio não sei o que fazer.
    Baseando nas minhas consultas, bem como nos depoimentos relatados no blog, estou chegando a conclusão de que estes médicos que insistem que o remédio não tem efeito colateral, mesmo o paciente relatando ocorrido, só pode estar ganhando uma porcentagem do laboratório, mesmo porque quando fui a consulta recebi um cartão para fazer um cadastro no site ou por telefone para ter desconto do laboratório (um desconto até muito bom) e no momento do cadastro tenho que cadastrar o CRM do médico. Assim, os médicos não vão querer suspender. O que acha?

    Desde já agradeço pelas informações e pela iniciativa de iniciar este debate de tamanha importância.

    Att.,

    Everton

    ResponderExcluir
  42. Everton,

    Veja essa lista de efeitos colaterais relatados pós introdução do montelukast (e.g., singulair) no mercado:

    Neurological/nervous system disorders: dizziness, headache, drowsiness, paraesthesia (pins and needles sensation)/hypoesthesia (numbness), seizures, convulsions
    Psychiatric disorders: agitation including aggressive behavior or hostility, anxiousness, bad/vivid dreams or dream abnormalities, depression, disorientation (confusion), hallucinations, insomnia (trouble sleeping), irritability, restlessness, somnambulism (sleep walking), suicidal thinking and behavior (including suicide), tremor (temper tantrums are listed with "psychiatric disorders" in the CANADIAN "PRODUCT MONOGRAPH" FOR SINGULAIR) Mais informações: http://parentsforsafety.org/17601/10794.html

    Portanto, esses sintomas que você apresenta podem ser efeitos colaterais da medicação e sua médica "desconhece" a gama de possíveis efeitos colaterais do Singulair. Isso é negligência médica, seja pelo desconhecimento ou pelo interesse em vender.

    Note que, em abril de 2009, o FDA requisitou novos experimentos para verificação de todos esses efeitos relatados pós introdução da medicação no mercado e até hoje não obteve resposta. Veja o link: http://parentsforsafety.org/17601/37901.html

    Att
    Dalva.

    ResponderExcluir
  43. Obrigado Dalva pela resposta.

    A minha dúvida agora é em relação ao término dos efeitos colaterais, pois na época o médico tinha me dito que só após um mês faria efeito. Sendo que tomei 15 dias seguido e faz 5 dias que deixei de usar e ainda sinto efeitos. Sabe quanto tempo acabaria o efeito?

    Att.,

    Everton

    ResponderExcluir
  44. Everton
    Num contato que tive com o laboratório responsável pelo medicamento eles disseram que em um mês os efeitos colaterais desapareceriam. Em minhas pesquisas vi relatos de até três meses que foi o caso do meu neto. Então concluímos que variam de pessoa para pessoa.
    Att
    Dalva

    ResponderExcluir
  45. Sim, minha filha usou durante 3 meses não parava de piscar e apertar os olhos, ficou bem agressiva e irritada, estou de perplexa. Se precisar de mais informações, fico a disposição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Meu filho também está com esse tic nos olhos. Quanto tempo após parar o remédio esse sintoma desaparece?

      Excluir
  46. Meu filho toma o singulair já há alguns anos, com intervalos. Para aí por outubro e recomeça em abril ou maio, dependendo do tempo, pois moramos em Curitiba e o clima aqui não é dos melhores. Os sintomas da rinite melhoraram bastante e ele não teve mais crises de bronquite. Por outro lado, aconteciam coisas com as quais eu não sabia lidar como: tristeza repentina, uma espécie de depressão, mesmo com coisas boas que aconteciam, coisas que ele gostava, parecia que nunca estava feliz e, há cerca de uns quatro meses ele começou a piscar muito os olhos de forma forçada. No início achei que era por uso prolongado do computador, depois achei que era um "tique nervoso". Nos últimos dias tenho conversado bastante com ele e ele me disse que tem muito "ódio das pessoas", que ele tem muita raiva dentro dele. Achei muito estranho e estava providenciando um tratamento com psicólogo quando, no sábado passado, em uma festinha infantil, uma conhecida me disse que a filha estava tomando singulair e apresentou muita agressividade, depressão, desobediência, tremores e tiques que não aconteciam antes e que ela viu a sua pesquisa e parou com a medicação. O singulair do meu filho acabou no dia 26 de setembro e não comprei outro, nem vou comprar. Vou fazer um teste para ver se ele melhora, pois ele não era assim. Era uma criança feliz, e outro efeito horrível é que ele engordou demais! Ele não é uma criança que come muitas besteiras e nem como demais, mas engordou inexplicavelmente nos últimos anos. Agora que li os depoimentos das pessoas, parece que abri os olhos e pode haver uma explicação para tudo o que vem acontecendo nos últimos anos. Agradeço imensamente.

    ResponderExcluir
  47. Fico feliz que minhas experiências tenham sido úteis para você, este é o meu objetivo. No entanto, como sempre aconselho, é sempre bom ter um acompanhamento médico. Se não for aquele que indicou o medicamento um outro que tenha ouvidos e olhos bem abertos para ouvir o que acontece com seu filho e que possa orientá-lo daqui para frente. Att Dalva

    ResponderExcluir
  48. Dalvaaaa !!! Eu não acredito !!! Quer dizer...não acredito que dei isso pro meu diamante! Um ótimo pediatra, super indicado, enfim...receitou o singulair. Compramos e medicamos ele (meu filho estava com 10-11 meses na ocasião). Logo percebi que o sono dele mudou, do nada rompia o sono gritando e chorando. Ele começou a ficar agitado mais especificamente à noite, período em que tomava o remédio. Quando percebi suspendi sem nem mesmo consultar o médico. Mas o meu pequeno continuou a acordar durante o sono gritando e esticando as pernas como se tivesse cãibras. O pior ainda estava por vir...em abril e agora nessa sexta ele teve desmaios que estão sob suspeita de terem sido convulsões! Será possível mesmo eu tendo suspendido o remédio? Ele deve ter tomado por no máximo 2 meses.
    Estou desesperada !!

    ResponderExcluir
  49. Meu filho tem dois anos e a 1 ano faz uso do singulair. É uma crianca extremamente agitada,, nao para quieto, corre o tempo todo. Se alimenta bem mas, tem problemas em crescer e engordar. É Agressivo e tem um tic, ranger os dentes q faz durante todo o dia. Será efeito do singulair baby? Fiquei extremamente preocupada... O tratamento dele foi dado por Pneumologista e pediatra...

    ResponderExcluir
  50. Meu filho tem 5 anos e faz o uso do Singulair, a 2 anos e teve sangramento anal depois do uso do singulair, e na bula esta falando que aumenta tendência a sangramento, decidi não dar mas o singulair pois os efeitos colaterais são muitos e os beneficio poucos. Alguém já teve alguma experiência parecida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho, quando tinha 4 anos, uma criança normal e alegre que gostava de cantar, dançar e tocar violao, que tinha apenas bronquite, mudou completamente seu comportamento depois de singulair, Mas depois de 2 meses de tratamento, quando percebi os sintomas, já era tarde demais, ele teve queda de plaquetas,o nariz nao parava de sangrar e o corpo ficou todo coberto de petéquias leves e graves (efeito secundário singulair: hemorragias) foi pra U.T.I. e graças a Deus ele conseguiu recuperar. Depois do susto, fui pesquisar os efeitos do singulair, e persebi que ele teve varios, nervosismo, inchaço de um lado da face, ele reclamava que tinha fomiga no braço dele (formigamentos). Nunca mais voltei ao pediatra que receitou, porque ele receitou um medicamento sem me dizer os riscos de singulair. Hoje ele esta com 8 anos e nunca mais foi a criança que era!!!

      Excluir
  51. Olá! Estou tomando o Singulair a uma semana e aos dois dias comecei a ter sangramento anal e os meu labios mto ressecados. Gostaria de saber se alguem apresentou estes sintomas e se isso é efeito do remedio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, na verdade é efeito sistêmico do medicamento, minha filha só esta tomando o clenil e predsim e teve este monte de efeitos colaterais, então me parece que é vinculado há uma espécie de sensibilidade medicamentosa Julia.paulino@terra.com.br
      coloco o e-mail pois estou passando por graves efeitos colaterais destes medicamentos com minha menina de três anos, agora percebo que realmente os médicos não sabem nada dos efeitos colaterais dos remédios que prescrevem, e deram olaudo de hiperatividade para ela, e não aceitam de forma alguma que sejam efeitos da medicação...e triste demais,se souberem me indicar um médico aqui em Porto Alegre, Rs, agradeço muiiiito

      Excluir
  52. Eu tenho um filho de 3 anos e ele tem problemas de rinite, fiquei com ele doente por uns 6 meses e nada resolveu (predsin, desalex, nasonex e etc etc etc) há 1 mês comecei a trata-lo com o singulair e achei que o remédio cumpriu com as indicações, hoje ele não tem nenhum sinal de alergia e sua rotina está muito melhor que antes. Ele não dormia por causa de nariz entupido, não comia pelo mesmo motivo, não brincada e não corria por causa da dificuldade em respirar e após o uso do medicamento tudo melhorou. Foi ótimo saber sobre esses efeitos colaterais, vou ficar de olho nos sintomas, porem pra mim o remédio foi "milagroso".

    ResponderExcluir
  53. Tenho um filho de 5 anos e uma filha de 1 ano. A Pediatra receitou ao meu filho quando bebe, com o intuito de que aumentaria a imunidade, que ele iria criar mais resistência....Dei 2 meses e nada aconteceu.
    Há duas semanas dei p minha filha, ela ficou sem apetite, e acordava de madrugada aos gritos, e só voltava a dormir agarrada em mim. Foi quando a levei em outra pediatra e ela me disse que o singulair era p crise de asma,bronquite.... fiquei pasma! Quando cheguei em casa fui pesquisar e encontrei esse blog! Joguei toda medicação no lixo e estou compartilhando seu blog no meu face, para que todas minhas amigas MÃES, tomem ciência dos efeitos colaterais dessa droga. Muito obrigada Dalva, pela iniciativa! Fabiana

    ResponderExcluir
  54. estou pasma ,pois minha filha tomou durante seis meses. teve bons resultados ,depois de um ano continuou por dois meses, graças a deus nenhum sintomas apresentado.mas fico alerta.obrigada

    ResponderExcluir
  55. Dalva, seus textos são ótimos, devemos mesmo divulgar isto!
    Sou farmacêutica, e estou pensando em criar uma página na internet para alertar as pessoas sobre os efeitos adversos de muitos medicamentos, especialmente os da pediatria!
    Tenho uma filha de 1 ano, e já passaram o Singular para ela por problemas de sinusite séria, mas como sou professora de farmacologia, fui pesquisar ante e suspeitei, pesquisei e encontrei muito material de efeitos adversos graves, como o seu site. Os pediatras passam excesso de medicamentos, nunca dou logo, pesquiso e analiso antes a necessidade.
    Parabéns pela iniciativa, se nos ajudarmos, teremos um cuidado maior com a saúde, especialmente das nossas pequenas crianaças, inocentes!!!!
    Abç, Alessandra Castello Branco.

    ResponderExcluir
  56. Nossa , agora fiquei assustadissima com esta medicação , nem vou comprar . meu filho tem 3 anos e quase nao tem crise , ele tem rinite e sinusite , mas está super bem , só no inverno que ele fica um pouco mal , mas da ficar assim ,estes medicos nao pensam na saude futura dos nossos filhos , querem ver resultado imediato , mas com estes efeitos colaterais , nem pensar , obrigada pela dica !!!!

    ResponderExcluir
  57. Boa Noite!
    Meu filho tem 11 meses e passei ele no otorrino e ele receitou o Singulair Baby, ainda não comecei a dar o medicamento para ele, fui pesquisar para ver como era que eu deveria dá-lo, pois eu não sei. Agora lendo estas questões sobre ele fiquei com medo e estou pensando em não começar esse tratamento. Poxa a gente faz de tudo para um filho ficar bem, daí vem esses remédios e faz com que eles fiquem doentes.
    Me ajude nessa questão, me dando uma opinião.
    Desde já obrigada!!!

    ResponderExcluir
  58. Oi, Dalva
    Obrigada pelo alerta!
    A pediatra passou o remédio para o meu filho devido a uma conjuntivite alérgica, como tentativa de cura, pois nada estava funcionando. Ele está usando a 10 dias, agora vou parar e procurar outros tratamentos. Ele ainda não teve efeitos colaterais...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  59. Minha filha começou a tomar o singulair baby com 1 ano 4 meses agora com 1 eoito meses teve aumento da pressao 11x8 nao sei se é do medicamento mas ja parei agora a nefro me passou varios exames e estamos aguardando resultados.

    ResponderExcluir
  60. Em julho deste ano precisei iniciar um tratamento para o estômago e por sofrer de asma e rinite o médico associou o montelucaste de sódio, pois disse que o medicamento ia me ajudar na prática de exercícios para perda de peso. Iniciei o tratamento em agosto tomando as doses recomendadas de todos os medicamentos, o tratamento foi bem até o início de Setembro quando senti o primeiro mal estar, que foi tontura, dor de cabeça, taquicardia e muita falta de ar. Suspeitei desse remédio porque já tinha parado com os outros faziam uns 15 dias, ele foi o único que permaneci tomando conforme orientado pelo médico para ajudar na perda de peso. Parei o medicamento no mesmo dia que passei mal e desde então não parei mais de ir ao pronto socorro, passei em diversos especialistas, diversos exames de sangue, tomografias, e nada foi detectado. Depois de 03 meses de ter interrompido esse medicamento que comecei a sentir pequena melhora, não tenho mais tonturas e dores fortes de cabeça. Algumas partes do dia tenho pequenos tremores e falta de ar. Devido a esse problema fui forçado parar a faculdade e quase perdi meu emprego por diversas idas aos médicos e pronto socorro. Espero ter contribuido com meu depoimento. Pois a maioria dos casos vi que aconteceu com crianças, mesmo em adulto os efeitos colaterais são devastadores desse medicamento. Não recomendo.

    ResponderExcluir
  61. O meu filho começou a tomar o montelair que é o mesmo fabricante do singulair, a única diferença é que é mais barata, mas a droga é a mesma.
    Com 1 ano e 6 meses a pneumo recomendou o tratamento com montelair devido a crises respiratórias, passado um1 mês de medicamento o meu filho começou a piscar os olhos como se fossem tics, agressivo, irritado e como transtorno noturno, sendo que ele sempre foi de dormir bem. Mesmo com o medicamento ele teve crises de bronquite, ou seja não ajudou em nada, perguntei pra Pneumo e a mesma sempre dizia que não tinha nenhum efeito. Mudei de médico e o mesmo me disse que era pra eu continuar com o tratamento, e que eram os casos raros de irritabilidade que não era pra eu me preocupar, percebemos que ele continua muito agressivo e irritado, eu e meu marido somos calmos e muito carinhosos com ele, não tem motivos pra tanta irritação. Então vamos parar com esse medicamento e eu tenho certeza que ele vai melhorar.
    Ah ! outra coisa que ajudou muito foi a retirada do leite de vaca, ele parou de ter muitas alergias respiratórias, fica a dica!!!

    ResponderExcluir
  62. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  63. É exatamente o que você falou. Este medicamento não é tratamento de cura. Ele resseca as mucosas daí o muco desaparece. Pode provocar ressecamento dos olhos, que foi o caso do meu neto. Para muitos tem resultado eficiente mas para outros o resultado não é benéfico.

    ResponderExcluir
  64. Realmente, Dalva!
    O medicamento só me deu problemas: sono, dores de estômago, nariz ressecado e ainda entupido.
    O triste é gastar dinheiro e não ter solução para o problema.
    Claro que cada caso é um caso, mas para mim o único remédio que até hoje aliviou os sintomas da rinite sem me dar problemas colaterais foi a Kaloba. Também ouvi falar bem da buchinha do norte, como spray nasal p eliminar o catarro, mas ainda não a usei.
    Obrigada pelo blog: trocando informações realmente aprendemos e somos úteis aos outros na luta do dia-a-dia.
    Abraço e espero que seu neto esteja melhor!

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde.
    Tenho rinite e sinusite cronica e um otorrino me receitou singulair. Tomei por vários meses, melhorando (aparentemente) meus sintomas ate eu conseguir operar. (depois voltou....enfim...)
    Ontem li uma materia na revista sobre os efeitos maléficos do Singulair e como eu tive depressão (sem imaginar a relação com a droga), resolvi pesquisar mais e encontrei o seu blog.
    Segue a matéria:

    http://www.carosamigos.com.br/~carosami/index.php/cotidiano/3867-industria-farmaceutica-mentiras-e-muito-dinheiro

    Obrigada, att.

    ResponderExcluir
  66. Boa noite,
    O meu filho tem 2 anos e 4 meses e toma singulair (pó) há cerca de um ano pq fazia bronquiolites de repetição. Há cerca de um mes comecou a piscar os olhos. Parece me um tique. Fui c ele a uma oftalmologista e disse q e conjuntivite alérgica. Agora q li isto tudo, tudo me começa a fazer sentido. Efeitos secundários d singulair... para alem do piscar d olhos, ele tb esta muito irrequieto e desobediente. Pensei q era da idade. Tem sido um desgaste muito gd para todos... espero q tudo volte ao normal em breve.obrigada pela sua publicação. Ajudou me mesmo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, você sabe quanto tempo leva para cessar os tics? Meu filho tomou apenas 5 comprimidos do Singulair e mesmo tendo parado o medicamento ha uma semana, não melhora do tic nervoso nos olhos.

      Excluir
  67. Meu Deus! Meu nome é Talita GomesMeu filho tem 9 meses, tá super tolo, sabe engatinhar mas não quer, quando o colocamos no chão ele pede colo e chora, faz tudo no colo, chora por tudo, a noite o quadro é bem semelhante com o que uma senhora comentou, chora, ponho no colo para, ponho na caminha chora, estou administrando singulair baby há 1 mês e meio, o tratamento é de três meses ininterruptos. Ele tem tosse, chiado no peito, secreção, mas acho que é por causa do tempo, moramos em Belém-PA, alta umidade e um calor quase insuportável. Estou assustada quero parar de dar o remédio, mas estou em dúvida se é o melhor a fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu receio consiste no fato de o medicamento só fazer efeito a longo prazo e de eu estar prejudicando meu bebê. E agora?

      Excluir
  68. Bom dia.
    Percebi que este post já tem uns anos, mas como estou a tomar Montelucaste (genérico do Singulair) pela 2 vez e estou passar por sintomas estranhos fiz uma pesquisa na internet e encontrei este blog... tenho 35 anos, e depois de ter sido operada uma 2 vez fiquei mais debilitada e passei a ter sinusite/renite/tosse com mais frequência. Receitaram-me o SIngulair/Montelucaste e a verdade é que parece que sinto a cabeça "em água", tonta, desconcentrada, com alguma angústia e menos ativa no trabalho, além de noites menos bem passadas... será do medicamento?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  69. Publiqueium comentario aqui n dia 10 de fevereiro de 2014. Retirei o singulair ao meu filho e os tiques foram se...o comportamento melhorou mto. Estava desobediente demais e os dias perto dele custavam a passar. Estranho uma mae dz isso... eu n entendia o porquê. Pq o amo demais p ser tao saturante estar perto. Era d singulair concerteza! Desaconselho o uso totalmente. Deve ser usado apenas em casos d extrema necessidade. A Dalva mudou as nossas vidas verdadeiramente. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  70. Minha filha de 2 anos e 4 meses tomou montelucaste de sódio (genérico de singulair) por 52 dias, foi receitado pela pediatra para rinite e sintomas respiratórios, começou a acordar e chorar a a noite como se estivesse tendo pesadelos desde a semana passada, desconfiei do medicamento e procurando na internet achei vários artigos, reportagens, reclamações e até uma bula mais completa do que a que vem com o remédio. Quando vi tudo isto fiquei preocupada, conversei com meu marido, suspendemos o medicamento há 3 dias. Depois de ler bastante vi que há outros sintomas como agitação e desobediência que também se manifestaram na Letícia, mas eu não havia dado muita importância pois passamos por algumas mudanças como troca de babá e escola nova, achei que fosse por isso e só agora associo ao medicamento. Esta tarde, durante a soneca, houve outro "pesadelo" e choro, espero que o efeito passe logo, estou super culpada por não ter pesquisado mais antes de medicar a Letícia. Tentamos fazer sempre o melhor por nossos filhos e descobrir que estamos dando uma substância tão perigosa e ainda receitado por um profissional que deveria nos ajudar e não nos colocar em risco me deixa ainda mais preocupada. Precisamos divulgar isso para o maior número de pessoas possível.

    ResponderExcluir
  71. Olá Dalva tenho um filho de 5 anos e 6meses,e faz uso do Singulair baby a 2 anos.Ele sofria de tosse cronica rinite sinusite...etc usou muitos medicamentos ,charopes broncodilatadores e nada resolvia.ate q um dia resolvi levar num alergista.Que atravéz de exames concluiu que a tosse dele era asma,e receitou o Singulair baby.Nossa ele mehorou muito,voltou a ter qualidade de vida,pois nao dormia ,nao podia brincar,porque tossia muito.Tomou diariamente por um ano,depois passou a tomar dia sim dia nao para mantelo bem.Assim do problema da asma ele ta bem,só que de um ano pra cá venho percebendo ele muito agressivo ,desobediente,ancioso,as vezes triste e de noite se rola muito na cama ,nao tem uma noite tranquila de sono.Mas o que esta me preocupando muit é umas cituaçoes q ele anda fazendo ,tipo puxando o ar muitas vezes,como quando estamos cansados e precimos mais esforço pra respirar entende?Fico muito aguniada quando ele faz isso é como se ele nao conseguisse encher bem o pulmao sabe.Mas fico na duvida se isso é falta de ar ou nao.Entao lendo o teu blog fiquei apavorada com os sintomas do Singulair,e queria te pedir se isso q meu filho esta fazendo ,pode ser um efeito do remedio,estou muito angustiada.Desde de ja agradeço e parabens por abrir os olhos de muitas maes.

    ResponderExcluir
  72. OLA DALVA MINHA BEBE TEM 11 MESES DESDE OS 02 MESES TOMA SINGULAIR A PEDIATRA DELA DISSE PARA TOMAR ATE OS 02 ANOS POR CAUSA DA BRONQUILITE QUE ELA TEVE ..ELA TEM O SONO ,MUITO AGITADO ANDA A CAMA TODA ACORDA O TEMPO TODO JA PERGUNTEI PARA A PEDIATRA MAIS ELA DISSE PORQUE ELA É AGITADA DE DIA É AGITADA DE NOITE TAMBEM O REMEDIO ACABOU A UMA SEMANA VOU PARAR DE DAR PARA VER SE ELA DORME MELHOR ELA TAMBEM BATE NAS PESSOAS GRITA MAIS TAMBEM É MUITA CARINHOSA PENSEI QUE ERA FASE MAIS ESTOU DE OLHO VOU PARA DE DAR PELO MENOS 01 MES PARA VER O QUE ACONTECE O PROBLEMA É QUE TA CHEGANDO O OUTONO E DAI VEM AS DOENÇAS RESPIRATORIAS TENHO MUITO MEDO DELA FICAR INTERNADA DE NOVO COM BRONQUIOLITE ME AJUDEM O QUE POSSO FAZER NESSE CASO BJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sou médica. O meu post neste blog tem a função de alertar. Acho que você tem que trocar ideia com sua pediatra. Mostrar as pesquisas que indicamos. Caso ela não esteja aberta a analisar a situação procure outras opiniões. Outros médicos. O que não deve fazer é simplesmente parar a medicação sem estar bem segura do que deve fazer para evitar que sua criança venha a sofrer.

      Excluir
  73. Tenho o costume de ler as bulas dos medicamentos quando receitados, este causou espanto e temor com o tamanho da lista das reações. E, a dúvida fez eu encontrar seu post. Iniciei e finalizei o tratamento hoje mesmo. Agradeço de coração!!!

    ResponderExcluir
  74. Comecei a dar o Singulair Baby há menos de uma semana. No terceiro dia, meu filho de 9 meses, que tem o hábito de dormir às 20 hrs, não conseguia dormir em consequência de fortes dores abdominais. Eu não conseguia tocar na barriguinha dele, mesmo após dar Paracetamol. Ele também eliminava muitos gases. Isto durou até as 4 hrs da manhã! Foi uma madrugada horrorosa. Só não fui parar numa emergência porque ele não tinha febre. No dia seguinte, eu liguei para o pediatra e perguntei se poderia ser do remédio. Ele respondeu que já havia prescrito este medicamento para vária outras crianças e nenhuma delas tinha apresentado um quadro parecido, apesar de a bula falar em "desconforto abdominal". Mesmo assim, ele pediu para eu observar. No dia seguinte (anteontem), eu dei o medicamento novamente, esperando que a crise do da noite anterior tivesse sido em função de outra causa (alimentar, talvez). O quadro se repetiu. Com menos intensidade, é verdade, mas se repetiu. Acho que eu e meu marido estávamos preparados para a possibilidade de ele se repetir e medicamos nosso filhote com Paracetamol e Lufital assim que os primeiros sintomas começaram. Liguei novamente para o pediatra e ele mandou suspender o remédio. Ontem à noite, ele estava ótimo!!! Rindo, brincando, feliz! Às 20 hrs, dormiu como um anjo. Singulair Baby, nunca mais.

    ResponderExcluir
  75. Gostaria de acrescentar que é complicado associar um remédio a "sintomas comportamentais", como teimosia e agressividade. Porém, não tenho dúvida que este medicamento tem como efeito colateral alterações gastrointestinais. Muitos relatos falam de "gases noturnos" e outros falam em dificuldade de dormir na caminha (ou seja, deitado), querendo dormir mais sentado. Outros relatam acordar durante a noite chorando (associado a pesadelos), agitação ao deitar (ficar rolando na cama). Isto tudo, quase que certamente, são gases e desconforto abdominal. Quando meu bebê era pequeno e tinha muitas cólicas, o pediatra falava que choro ao deitar (principalmente se melhora quando levanta), quase certamente, são gases.

    ResponderExcluir
  76. Bom, se cheguei até esse blog é porque algum efeito inusitado meu filho tem apresentado...e, pelo que li, o sintoma gritante do eu filho, não tem a ver com o que estão postando aqui...Meu filho, tem dois anos e seis meses e, está em uso apenas duas semanas...porém três dias após o uso, começou a apresentar constipação intestinal, que foi evoluindo até apresentar fecalomas...Como não foi alterado a rotina alimentar, nem houve estresse na família...acredito que possa ser a medicação, embora na bula não exista esse sintoma como efeito colateral...Depois de ler o blog, acabei associando o repentino comportamento do meu filho...antes muito calmo, agora com crises de choro, agitadíssimo e gritando muito....Diante dos inúmeros depoimentos do blog, diante dos fatos ocorridos com meu filho, vou suspender o uso...embora confie bastante no pediatra...mas, talvez ele ainda não tenha tido nenhum caso de efeito colateral...Afinal, sabemos que o efeito colateral não dá em todos que usam o medicamento...Valeu pela dica, depois eu conto se houve melhora do quadro ou não...Beijão e valeu pelas postagens...afinal, pesquisa, não é só médico que pode fazer...a gente também...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Polly...minha filha também apresentou constipações intestinal, e também problemas urinários... Teve alteração de temperatura (33.3)...
      e o pior, os médicos não aceitam que sejam efeitos colaterais...
      teve uma que queria dar mais remédios ainda...assumi os riscos e suspendi todos os medicamentos por conta própria, mas é perigoso pois principalmente crianças podem ter oque eles chamam de efeito rebote, que e doenças se manifestar intensamente, e dai voltam os remédios... Parece um pesadelo sem fim...se puder me conte como solucionou o causo do seu filho Julia.paulino@terra.com.br

      Excluir
  77. Oi Dalva M Feitosa Santana, meu filho tem 4 anos e desde de Dez/13 faz uso do Montelucaste de sódio 4mg, a pneumologista sugeriu o Piemonte por ser mais barato que o Singular.
    Meu filho tem bronquite asmático e rinite alérgica.Desde de os seis meses de idade que ele vem apresentando essas crises.Fizemos vários exames de sangue pra tentar descobrir a causa das crises, mas nos exames específicos pra cada tipo de alergia, todos foram negativos ou seja alergia a nada.A medica decidiu usar esse medicamento que seria melhor, pra evitar as crises, de fato evitou muito,mas nesse ultimo sábado 23/03 ele apresentou uma crise moderada, foi preciso levá-lo ao pronto socorro pra fazer nebulização com oxigenio, fizeram exames de sangue e urina os mesmos estavam normais segundo a medica que o atendeu.Nós retornamos pra casa.O piemonte só dava pra tomar no domingo, quando foi na segunda meu marido foi comprar e não achou o piemonte só achou o genérico montelucaste de sódio, então resolvi pesquisar foi quando descobrir seu link, fique assustada e indignada, meu filho está apresentando vários sintomas, dores abdominais,agressividade, meu filho não senta nem na hora das refeições, e diminui muito o apetite.Vou conversar primeiro com a pneumologista e independente do que ela disser vou parar com esse medicamente, estou pensando seriamente em escrever uma carta para o ministro da saúde e perguntar pra ele porque esse medicamento não é proibido para menores de seis anos no Brasil?
    Dalva desde já te agradeço por essas noticias, espero sua resposta. Venice

    ResponderExcluir
  78. Olá. Já estava de olho neste medicamento pois uma pediatra havia receitado ao meu filho, na ocasião com 8 meses, quando troquei de pediatra. Ele produz muito catarro e por isso tem tosse, e por vezes faz broncoespasmos. A última crise foi há 3 semanas (com 1 ano e 3 meses) e, após tratar com antibiótico (estava com princípio de faringite e otite) antialérgico, broncodilatador e xarope, o pneumopediatra receitou o singulair, pois persistia a tosse, mas sem sintomas pulmonares. Hoje faz 1 semana que iniciei o tratamento, com esperança de que os benefícios superassem os riscos. Neste fim-de-semana notei que ele está mais chorão, pedindo mais colo e atenção. As últimas noites acordou várias vezes, o que ocorria normalmente porém voltava a dormir com facilidade, agora tenho que ficar perambulando pela casa mais de hora até que durma novamente. Se deitado fica rolando na cama sem dormir ou chora. Cheguei a pensar que eram os dentinhos mas sabendo dos efeitos colaterais do singulair fico apreensiva. Não sei se posso interromper de um dia para o outro ou melhor reduzir gradativamente.. O pneumo vai dizer que não é do remédio, pois já o questionei. Enfim, vim só relatar o caso, já que é alvo dos seus estudos. Vou relatar também no Parents for Safety e onde mais puder.

    ResponderExcluir
  79. Dalva. Há 40 dias meu filho de 10 anos iniciou uma medicação chamada Cetirizina para alergia, dose única diária. Ele tinha coceira nos olhos e "fungado" de nariz. Sem nenhuma melhora, reconsultamos ao final de 30 dias da medicação e o alergista trocou essa medicação pelo Singulair. Assim, há 10 dias ele iniciou o Singulair e hoje ele está irreconhecível! Iniciou com tiques assustadores com os olhos, pescoço e, principalmente, com a boca batendo os dentes com força, uma, duas, três, cinco, dez vezes seguidas!!! Sempre muito ativo, nesses dias reclama de muito sono, está mais choroso e diz não ter vontade de fazer nada!! Quase enlouquecemos tentando descobrir o que poderia ter acontecido e que nos tinha passado desapercebido: um problema na escola, em problema em casa, etc..... Enfim, como na bula dessa medicação nada consta, viemos procurar na internet e nos deparamos com esse blog. Jogamos tudo fora nesse momento e vamos ficar aguardando esperançosos que tudo isso passe rápido como uma núvem cinza de chuva. Obrigado pela luz! Darei retorno!

    ResponderExcluir
  80. Tambem estou assustada com esses depoimentos,minha filha tem 8 anos e há 5 anos faz uso desse medicamento ,devido a várias pneumonias o pneumologista receitou o Singulair,para falar a verdade foi muito bom ,desde que tomou o remédio nunca mais teve,mais o que me preocupa são os efeitos colaterais ,ela com apenas 8 anos é muito estressada,nervosa ,oprimida as vezes,quando fica muito nervosa fala em se matar,vendo este site estou muito assustada ,ela sente dores de cabeça,dores na barriga,e as vezes tonturas,o remedio foi muito bom, mais pro outro lado tem acontecido o mesmo dos relatos estou confusa não sei o que fazer...

    ResponderExcluir
  81. Pessoal, realmente é verdade, este medicamento quase me deixou maluca, a pediatra do meu filho receitou e falou que era maravilhoso, depois de um mês de uso ele transformou-se ficou agressivo, com muitos tics ( piscava os olhos, não parava de levantar o pescoço) foi desesperador pois ele falava ..mamãe não estou aguentando de dor no pescoço de tanto que levantava, voltei a pediatra ela falou que não era o remédio pois nunca tinha ouvido alguém relatar o mesmo problema, solicitou que o mesmo fizesse acupuntura, ele fez mas nada resolvia, o que resolveu foi parar de usar o medicamento por conta própria depois de ler o depoimento de um pai relatando o mesmo problema, Deus ouviu minhas preces e aquele depoimento foi a minha salvação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, você sabe quanto tempo leva para cessar os tics? Meu filho tomou apenas 5 comprimidos do Singulair e mesmo tendo parado o medicamento ha uma semana, não melhora do tic nervoso nos olhos.

      Excluir
  82. meu filhoo tem 11 meses toma o remedio 13 dias ele ta agitado,agresivo,bate,e com o sono meuito leve,chora toda hora e a pediatra passo por que ele tava gripado e com o pedito chiando mais comecou a da essa reacao e comecou a dar arlegia se cossa entao queria saber oque vc acha disso poderia me responde o mais rapido n sei oque eu fasso dalva

    ResponderExcluir
  83. Olá,Meu filho tem 2 anos,e desde fevereiro vem apresentando tosse e nariz entupido,a pediatra dele que também é homeopata receitou e me deu uma caixa de amostra grátis de Piemonte,que é a mesma composição do Singulair,uns comprimidos mastigáveis.Meu bebê é muito calmo,mesmo doente é uma criança muito mansa,mas depois do 4° comprimido que estava sendo tomado à noite ninguém dormiu,ele começou gritar desesperadamente,com ataques de raiva,muito agressivo,quase não conseguia manter ele nos meus braços,nem chupar o bubu ele não estava conseguindo,pedia mas logo tirava da boca e gritava,foi desesperador,num dos poucos minutos que ele dormiu de cansaço eu resolvi ler a bula e fiquei apavorada com o que li.Suspendi por conta própria,afinal,meu filho nem tem asma,porque receitar um remédio forte desses,fiquei decepcionada com a pediatra,ela sabe que recorro à ela porque não gosto de tratamentos agressivos,prefiro prevenir com a homeopatia,enfim,não recomendo a ninguém e estou aliviada de ver que isso não é loucura minha.Obrigada por essa matéria que me ajudou muito.Joelma

    ResponderExcluir
  84. Olá! Gostaria de saber se a composição do Montelair é a mesma do Singulair. Comecei a tomar o Montelair há cerca de dez dias e tenho sofrido o agravamento de sintomas de distúrbios do sono, aumento de dores tensionais e depressão. Ficaria muito feliz de obter resposta. Tenho 43 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Singulair, Montelair e Piemonte são o mesmo medicamento, mesma composição de laboratórios diferentes, acabo de voltar da farmácia que fui pesquisar os preços, pois o pediatra me deu as 3 opções, já pesquisei e li a bula os 3, são a mesma coisa e já decidi que meu filho não tomará isso de maneira alguma!! Estou assustada, o pediatra já havia receitado a alguns meses e como não gosto de alopatia não comprei, meu filho está tendo crises repetidas de chiado mas vou conversar com o homeopata dele pois esses ele não tomará!

      Excluir
  85. meu filho tem 8 anos, ele toma esse remédio há 3 meses,do nada ele começou com uma cuspideira e um liquido Babento dores abdominas e refluxo ele já fez tudo que tipo de exame e não deu nada, gostaria de saber se esse remédio da esse tipo de reações.

    ResponderExcluir
  86. Minha filha começou tomar o generico a 30 dias. Desde entao nossa vida mudou. Dormua sozinga desde o nascimento. Agora nao quer dormir. Chora demais. Acorda a noite aos prantos vårias vezes.....hoje comprei mais uma caixa e nao vou usar. Quanto tempi demora para limpar o organismo? Ela tem 1 ano e 3 meses. Obrigada

    ResponderExcluir
  87. Parabéns. O mundo precisa de pessoas assim. Bjo e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  88. comecei a medicar minha filha de 1 ano e 9 meses com o singulair baby hà dois dias e ela está mais agitada e chora muito, não estou querendo continuar, não sei o que fazer,

    ResponderExcluir
  89. Dalva, já havia escrito uma comentário antes. Suspendi o Singulair pois meu filho teve uma crise asmática mesmo com o tratamento. Após controlada a crise, a pediatra dele receitou Fumarato de Cetotifeno, o qual também causou alterações de humor e sono. É citado na bula este tipo de reação, mas não encontrei nenhum relato na internet, sabes de algo?

    ResponderExcluir
  90. Minha filha de 4 anos tb iniciou tratamento com montelair e teve dificuldade para dormir e pesadelos, logo no 2 dia...graças a Deus me veio a intuição q poderia ser o remédio e encontrei o blog...muito obrigada, Dalva!! Amanhã vou ligar no sac do laboratório...

    ResponderExcluir
  91. É só casos dramáticos do singulair!!! O meu filho toma singulair...e não vejo nada desses sintomas...vocês estão enganados!!!

    ResponderExcluir
  92. É só casos dramáticos do singulair!!! O meu filho toma singulair...e não vejo nada desses sintomas...vocês estão enganados!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no blog não foi dito, em nenhum momento, que todos que tomam Singulair vão ter os sintomas apresentados. Muitos tomam e não tem nenhum problema e resolvem suas alergias e bronquites.
      No entanto, quando apresentam sintomas, estes são relevantes e sérios, e os médicos não têm prestado atenção a estes casos.
      Sorte sua e de seu filho que para ele está dando certo.
      Att
      Dalva

      Excluir
  93. Dalva, falei com a pediatra dos efetos q minha filha sofreu. Ela disse para suspender. Q ela nunca teve pacientes com reacao, mas ja q minha filha teve, que era para parar. Receitou o Fumarato de citotifeno. Vc conhece? Tenho medo justamente por causa dos efeifos. Obrigada!

    ResponderExcluir
  94. Minha filha aumentou a dose do Clenil HFA 50 para 250 e apresentou constipação intestinal, pesadelos e apinéia, os médicos dizem que não tem relação mas vou voltar a dar o de 50mg , gradativamente.... fora a fome 24 horas por dia seguida de refluxo cosntante ... to apavorada !!!! é um perigo estes remédios... alguem passou por isso também? não achei informações em nenhum blog .... me ajudem ! julia.paulino@terra.com.br

    ResponderExcluir
  95. Em suas pesquisas há algum relato de alergia tipo urticária pelo uso contínuo do Singulair baby? Minha filha de 3 anos usou este medicamento por uns 2 anos e meio consecutivo. Paramos e após uns 2 meses surgiu manchas avermelhadas em seu corpo. O exame de sangue não aponta problemas. A médica diz que é um problema alérgico. Não sei se há relação, mas... Se alguém puder ajudar. Estou investigando todas as possibilidades e marquei um outro médico para ouvir uma segunda opinião.

    ResponderExcluir
  96. minha filha melhorou, nao devia ser do singulair o agito e o choro, pois ela continua tomando o remedio e esta bem agora.

    ResponderExcluir
  97. Gurias , preciso de telefone de Neuropediatra que acredite nestes efeitos colaterais ou ainda Pneumologista, minha filha esta com estes sintomas mas os médicos dizem não ter como ser por causa dos medicamentos.... Urgente !!! Julia 99694766 Porto alegre RS - Obrigada !!!!

    ResponderExcluir
  98. Em 07/04/14 publiquei nesse blog nossa desfavorável experiência com essa medicação. Tiques e mais tiques, subitamente após início do Singulair. Hoje, depois de 50 dias, é que os tiques desapareceram!!! Foi como se desligasse o botão de um aparelho, ele acordou e disse: os tiques sumiram! Um alívio inexplicável tanto para ele quanto para nós! Então, como nada consta na bula dessa medicação de quanto é o tempo para desimpregnação, a nossa experiência foi de 50 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela informação, meu filho tomou apenas 5 comprimidos, está há uma semana com esses tiques e eu desesperada, pois o laboratório não dá qualquer orientação.

      Excluir
  99. Eu tenho 30 anos e comecei a tomar montelair 10mg e logo pare pq senti fortes dores de cabeça, insônia e irritabilidade...isso foi há um ano. Tenho uma filha de 9 anos e o alergista receitou o montelair 10mg pra ela e na dúvida resolvi pesquisar, pois sei q nessa formulação é de uso apenas adulto e já que fez mal pra mim fiquei pensando o que é que faria pra minha filha, foi então que achei essas info super importantes. Ele deu amostras do singulair de 5mg e ela tomou por 12 dias e foi ótimo e não teve reação, mas depois do exame de pele o médico disse qela é muito alérgica e que tinha que ser o de 10mg e que o montelair seria muito mais barato. Achei muito estranho e fui em busca de saber se alguém já tinha usado esse pra criança e foi então que fiquei perplexa com o que encontrei.

    ResponderExcluir
  100. Meu filho, quando tinha 4 anos, uma criança normal e alegre que gostava de cantar, dançar e tocar violao, que tinha apenas bronquite, mudou completamente seu comportamento depois de singulair, Mas depois de 2 meses de tratamento, quando percebi os sintomas, já era tarde demais, ele teve queda de plaquetas,o nariz nao parava de sangrar e o corpo ficou todo coberto de petéquias leves e graves (efeito secundário singulair: hemorragias) foi pra U.T.I. e graças a Deus ele conseguiu se recuperar. Depois do susto, fui pesquisar os efeitos do singulair, e persebi que ele teve varios, nervosismo, inchaço de um lado da face, ele reclamava que tinha fomiga no braço dele (formigamentos). Nunca mais voltei ao pediatra que receitou, porque ele receitou um medicamento sem me dizer os riscos de singulair. Hoje ele esta com 8 anos e nunca mais foi a criança que era!!! Meu nome é Lidiane e meu filho se chama João Vinícius - Uberlândia - MG.

    ResponderExcluir
  101. Vi no instagram do medico dr luiz henrique rigatti falando mal do singulair com efeitos relatados aqui e fui TB buscar informações uma vez q meu filho vinha tomando desde janeiro. No meu caso ele tinha pesadelos e começou a ranger os dentes a noite. Notei q ficou mais medroso e menos apetite. Parei há seis dias . já notei melhora no quadro geral. Volto daqui uns meses.

    ResponderExcluir
  102. Minha filha tomou Singulair há 3 anos atrás para tratar das crises respiratórias. Para essa finalidade o remédio foi ótimo. Contudo cerca de 8 meses depois começaram os efeitos colaterais: agressividade, depressão, pânico, toc, stc. Tratamos com psicólogos e até psiquiatra. Hoje ela está bem, mas foram mais de dois anos de tratamento. Após pesquisar sobre o remédio acredito que ele seja o responsável por isso, embora o pediatra não ache, afinal foi ele que receitou, o psiquiatra e os psicólogos acreditam que sim. Por isso pensem bem antes de iniciar o tratamento. Para mim não vale a pena o risco. Além dos prejuízos emocionais existiram os prejuízos financeiros, pois o tratamento dos efeitos colaterais é caríssimo. Ainda bem que vencemos essa batalha.... Para aqueles que estão nesta situação suspendam o uso e não tenham medo de procurar os profissionais que procurei, pois é um bom caminho.

    ResponderExcluir
  103. Olá Isadora, minha filha tem vasta ficha de idas e vindas à pediatra por causa de bronquite, nari escorrendo, febre...,e por aí vai. A médica dela passou Singulair Baby, mas depois de ler tudo isso, prefiro tentar outra linha de raciocínio. Vc pode passar telefone e endereço desse homeopata!?? Obrigada.

    ResponderExcluir
  104. Meu médico me receitou montelair,nunca fiz uso de nenhum medicamento mas de um tempo pra cá meu nariz entope e a garganta também incomoda,pesquisando sobre o medicamento cheguei aqui,estou em dúvida se uso ou não.tenho 35 anos e e a primeira vez que tenho esse disconforto

    ResponderExcluir
  105. Eu confio nos médicos sempre desconfiando,qualquer medicamento prescrito eu procuro informação antes de tomar,seguro morreu de velho! Quando tenho dúvida busco outra opinião. Há pouco tempo não conseguia curar um problema na unha,fui a vários dermatologistas,cada um passava uma coisa e nada! No final das contas o que curou foi vinagre de maçã!

    ResponderExcluir
  106. Minha filha de 7 anos esta tomando a 2 meses sem problemas maiores, apenas redução apetite e alguns momentos de dores abdominais, depois de ler o blog vou suspender o uso.

    ResponderExcluir
  107. olá meu filho toma singulair 10 mg comprimidos a uns 3 anos direto ineterruptamente mas hoje resolvi procurar algo na internet pois já não sei mais o que fazer com as crises gravissimas dele,então achei este Blog,ele de uma criança hiperativa mas alegre e calmo,carinhoso e noites bem dormidas se tornou um monstro ...agressivo a ponto de dar chutes e socos,terror noturno muitos gritos a noite que me deixaram com quase todo cabelo branco aos 41 anos,tenho mais dois filhos um de 21 e outro de 20 e todos me dizem ´É FASE É ADOLECENCIA,NÃO ACREDITEI POIS OS OUTROS FORAM TRANQUILOS ESTOU EM PANICO,Ele agride a mim aos professores a pessoas em determinadas circunstância basta não gostar da situação e a agressão é muito grave e como se quisesse matar as pessoas de tanta raiva tem apenas 12 anos é ainda meu bebe,já fiz de tudo e não imaginava q o remédio que salvou a vida dele poderia causar tanto estrago......mas tenho medo de parar e ele voltar as intermináveis madrugadas em hospitais e corticoides o que o fazia inchar muito e não ajudou nunca só diminuiam as crise de BRONQUITE ASMÁTICA E FALTA DE AR,MAS AINDA ASSIM SOFRIA MUITO EM DESESPERO O SINGULAIR 10MG RECOMENDADO A PARTIR DOS 15 ANOS COMO DIZ NA CAIXA O FEZ MELHORAR 100% E AGORA???

    obs;;;Ele está realmente agressivo e tem terrores noturnos de dar medo a qualquer um,isso tudo é minha culpa na tentativa de tentar amenizar sua bronquite asmática? é culpa dos médicos? do fabricante? o que fazer estou em verdadeiro terror e sem falar que ele adquiriu um medo infinito de morte....dorme a noite comigo e pergunta se vai morrer ate quando espirra,detalhe ele tem 12 anos quase 13!!!!! estou com medo mas nem posso falar pra ele pois ele morria de medo das crises e se apegou ao remédio como uma droga e entra em panico quando se esquece de tomar,chora e grita comigo usa ate palavroes esta muito fora de controle tenho medo que não passe e ele não volte a se r aquele menino carinhoso de antes,o que me deixa nervosa e me deu ate ulcera nervosa e estou tomando rivotril sublingual pois passei por um segundo divorcio e mais isso me deixou muito deprimida hoje nnem saio de casa vivo em medo constante com todos telefones ao meu lado esperando uma ligação do meu filho a qualquer momento...nao vou mais a cademias ,shoppings,nao saio com as amigas as quais ja perdi pois evitei todas por ter que ficar em cuidados constantes ao lado do meu filho,quando ele esta no pai ligo acada cinco minutos e nem durmo sabendo q ele esta fora ,ou seja tudo isso me afetou bastante e tem sido brutal e ruim para todos pois nem ter um namorado ou um companheiro eu pude abri mao de minha vida em função desse filho que tem tiques como pulos na cama ao dormir e reclama de vista seca,achei que fossem o note book e o video game mas agora vejo que não.....ME AJUDEM ESTOU TERMINADA MINHA VIDA ESTA DEFINHANDO E A DELE IRA TAMBEM SE CONTINUAR COM MEDO ATE MESMO DE RESPIRAR UM AR DIFERNTE E DE QUALQUER COISA AS VEZES UMA SIMPLES BATIDA NORMAL EM UMA PARTE DO CORPO COMO FUTEBOL,OU BATER SENM QUERER EM MOVEL ELE ME PERGUNTA SE ESTA BEM E VAI MORRER POR FAVOR O QUE EU FAÇO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de poder te ajudar,vou deixar meu email p vc entrar em contato comigo,tenho algumas sugestões! Existe luz no fim do túnel pode ter certeza disso! fabianna30@gmail.com

      Excluir
  108. Bom dia!!

    Meu filho de 2 anos,fez uso do montelair é o mesmo que singulair, ele teve efeitos como muita agitação e piscando muito os olhos eu parei de dar, o seu neto ficou bem depois que parou de dar?

    ResponderExcluir
  109. Bom dia Dalva< tenho um filho de 6 anos e esta com muito tic. Parei de dar singulair ontem. Se puder, por favor me ligue . 11 985841237 ou 11 77112676 Caio

    ResponderExcluir
  110. Dalva Santana, obrigada por compartilhar sua experiência e informações obtidas em decorrência do uso do medicamento: tudo muito útil, ponderado e válido. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. O meu objetivo é alertar porque as informações ali apresentadas foram vivenciadas e existe quase nada sobre este medicamento. Att Dalva

      Excluir
  111. Boa noite. Tenho uma filha de 7 anos que toma o singulair desde os 2 anos de idade sem parar 1 dia sequer. Nunca aconteceu nada de anormal. Ao contrário, as crises de alegia diminuiram consideravelmente. E hoje a minha filha mais nova de 1 ano e 5 meses também toma o singulair e também aliviou bastante as crises de alergia.

    ResponderExcluir
  112. Meu filho tem 6 anos e começou a tomar há um mês, ficou completamente disperso, depois de ler esses relatos, n tenho dúvidas vou parar a medicação.

    ResponderExcluir
  113. Eu parei a medicação do meu filho (singulair) e 2 semanas depois pararam os tiques que tinha nos olhos... os olhos secam tanto que eles piscam os olhos sem parar... tb acalmou pq andava mto hiperativo...

    ResponderExcluir
  114. Meu filho de 4 anos fazia uso do Montelair há 6 meses, e hoje, por acaso, descobri que este é um similar do Singulair. Ele sempre foi meio agitado, mas de uns meses pra cá se tornou uma criança hiperativa, nervosa, agressiva com a irmã (achei que era ciúmes), tá incontrolável, aí minha mãe leu a bula e chegou a conclusão que só pode ser o medicamento. Na bula diz que pode causar hiperatividade, irritabilidade, agressividade, depressão e até pensamentos suicidas. Parei de dar. Realmente, nós mães não podemos confiar cegamente no que é receitado aos nossos filhos.

    ResponderExcluir
  115. Olá o pediatra passou pra minha filha de 5 anos tomar o singulair de5 mg mas não tinha então comprei o Piemonte de 5 mg entao dei pra ela uma cartela e meia e parei de dar faz uma semana pois percebi que ela está mais nervosa e irritada direto coça os olhos e tbm começou com um tic com a mão tipo coçando não sei explicar direito mas percebi que foi depois do remédio.sera que vai demorar para parar esse tic pois ja faz uma semana e ela ainda continua sera que é um tic nervoso por causa do remédio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha filha de 06 anos estava com um tique nervoso na mão. Ela olhava e torcia as mãos sem parar, tipo coçando, muito estranho. Parei de dar o piemonte e como num passe de mágica, parou. Deus do céu, o que esses laboratórios fazem com nossas crianças? Pode ter certeza que daqui uns 15 dias vai parar.

      Excluir
  116. Minha filha fez tratamento com o Singulair por três meses, o que notamos é que o seu comportamento mudou muito, ficou agitada, não dormia, torcia as perninhas como se sentisse cólicas. No entanto, ela iniciou o tratamento por sempre estar com coriza, sempre estava resfriada. Em nenhum momento associamos o uso do singulair com os sintomas, pois a pediatra passou que era um medicamento inofensivo. A minha mãe cuida da minha filha e foi ela que me alertou, disse que minha bebê sempre foi calma, que notou que desde que tinha iniciado o tratamento a bebê não era a mesma, e pediu para que eu pesquisasse, foi então que achei esse blog, o qual eu me identifiquei com tantos relatos. Nesse mesmo momento, liguei para a minha mãe e pedi que suspendesse o uso do medicamento. Só espero que minha bebê volte a ser calminha como era. Obrigada pela informação. Dayane.

    ResponderExcluir
  117. Graças a Deus encontrei essa publicação. Minha filha fez uso dessa medicação e estava com uns tiques nervosos horríveis. Por coincidência, parei de dar a medicação pois houve uma melhora nos sintomas respiratórios e os tiques pararam. Agora que voltei a ministrar a medicação, os tiques voltaram. Sem falar que ela não dorme direito e está extremamente agitada. Vou procurar a sua pediatra para conversar a respeito. Muito obrigada pelo alerta. Estava perdida. Achando que era coisa da minha imaginação, uma vez que não se fala nada a respeito.

    ResponderExcluir
  118. Olá! Estou apavorada! Meu filho (2 anos e 5 meses) toma montelair a quase 3 meses, sempre observei um comportamento agressivo e agitado, principalmente a noite, mas agora, além disso tudo, coça os olhos, tem crises de choro do nada, a fala prejudicou, parece aéreo...não responde quando chamado...marquei médico para amanhã, vou procurar com o médico que o receitou uma explicação. Peço a Deus que seja só do remédio. Quero meu filho de volta como era antes, comunicativo, alegre, sociável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Shirley, gostaria de saber o que o médico disse a vc a respeito do medicamento, pois meu filho tbm mudou muito o comportamento

      Excluir
    2. Oi, Shirley! Vi que sua postagem é de dezembro de 2014 e gostaria de saber como seu filho está agora. O meu toma montelair há 6 meses e anda tendo alguns tics e problemas com a fala (começou a gagejar muito). Parei com o medicamento, mas gostaria de saber se os problemas do seu filhos estavam associados só à medicação. Obrigada!

      Excluir
  119. Meu filho tomou singulair por seis meses na idade de 6 anos, na epoca não havia generico ou similar então eu comprava o de 10mg e partia ao meio e dava uma banda por noite p/ele em algumas noites eu notava q ele ficava meio agitado outras dormia bem,depois com 8 anos voltei a comprar o similar 5mg e mastigavel com este ele nao teve nada, dormia bem e atualmente com 9 anos,as crises de asma e rinite ficaram muito raras graças a DEUS.

    ResponderExcluir
  120. Meu filho tomou singulair por seis meses na idade de 6 anos, na epoca não havia generico ou similar então eu comprava o de 10mg e partia ao meio e dava uma banda por noite p/ele em algumas noites eu notava q ele ficava meio agitado outras dormia bem,depois com 8 anos voltei a comprar o similar 5mg e mastigavel com este ele nao teve nada, dormia bem e atualmente com 9 anos,as crises de asma e rinite ficaram muito raras graças a DEUS.

    ResponderExcluir
  121. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  122. Tenho filhos gêmeos de 10 meses, que estão fazendo uso do singulair baby há um mês. Um deles não apresentou qualquer sintoma. Já o outro, que sempre dormiu bem passou a despertar varias vezes a noite, além sangue escorrendo do nariz. Fui à bula e observei que esses efeitos colaterais são relatados. Meus filhos não sofrem de asma, tampouco de rinite, o medicamento foi indicado para dar maior resistência à gripes. Estou certa que a prescrição foi totalmente equivocada. Paro imediatamente com a administração dele. Que bom que certas crianças não apresentaram reação, mas, pra mim, não há dúvida de que o uso desta droga precisa ser muito estudado. Confio sempre no meu instinto de mãe. Paro já.

    ResponderExcluir
  123. Olá Dalva, sou médico e gostaria de contribuir para a discussão acima. Por ter a especialidade de alergia, o Singulair está entre as minhas prescrições do dia-a-dia. Entendo que você tenha passado muito sofrimento devido aos efeitos colaterais do remédio e à dificuldade dos médicos perceberem a causa. No entanto, será que é certo advogar que ninguém deva tomar? E quanto aos que se beneficiaram e continuam se beneficiando muito? Seguindo sua linha de raciocínio, nenhum remédio com efeito colateral moderado ou grave deveria ser receitado. Portanto, todas as medicações utilizadas em hospital deveriam ser abolidas, todos os antibióticos, todos remédios para pressão, etc etc... A asma é uma doença que causa morte, extremo sofrimento em muitas famílias e muito gasto de dinheiro. Acho legal você alertar para efeitos colaterais que possam passar despercebidos, mas o pensamento científico ainda é a melhor maneira de lidarmos com estas questões. Os estudos conseguem procuram saber se determinado efeito é coincidência ou consequência de um remédio. Isso é ciência. A democracia é imperfeita. A ciência é imperfeita. Mas como vamos viver sem democracia e sem ciência? Abraço e parabéns por ir a fundo na questão. Dr Raul

    ResponderExcluir
  124. Dr. Raul
    Em que momento eu em minha narrativa disse que ninguém deve tomar o medicamento Singulair? Meu blog tem o objetivo de "alertar" quanto aos possíveis efeitos colaterais deste remédio. Não sou médica e tomo o cuidado de mostrar a quem lê o que aconteceu com meu neto, que pode estar ocorrendo o mesmo com o filho, parente ou amigo desta pessoa.
    A pediatra que receitou este medicamento foi enfática em não aceitar que poderia ser do Singulair. Ela não concordava. Devido a isto aconselho sempre que se fale com o médico e caso ele não concorde procure outro que analise com mais interesse a situação. Minha filha que é pesquisadora foi muito importante neste momento. Como o senhor deve ter visto citamos fontes abalizadas para emitirmos nosso alerta. Eu conheço crianças de nosso convívio que não tiveram nenhum problema. Eu nunca disse que remédios que têm efeitos colaterais não podem ser receitados. O que seria dos pacientes com câncer que precisam de quimioterapia e que sabemos tem intensos efeitos colaterais?
    Eu fui asmática, sei muito bem o que é. Jamais teria a insensatez de lançar bandeira contra o que quer que seja. Meu blog tem ajudado pessoas que em face de fatos fora do normal procuram o que fazer já que muitos médicos se negam a concordar que 'pode' ser do medicamento aqui analisado.
    Já é comprovado pelo próprio laboratório, com o qual tivemos contato, e que também nos procurou, que existem efeitos colaterais para um percentual de pacientes.
    Existe pensamento científico em nosso alerta. Democracia também... E fico muito gratificada pelo seu comentário, pois através dele posso deixar mais esclarecida minha posição: ALERTAR.
    Muito obrigada.
    Att
    Dalva Santana

    ResponderExcluir
  125. Ok, Dalva. É que o título impactante “Singulair e efeitos colaterais perigosos” seguido de “depois do que eu lhe contar vai poder evitá-lo para o resto da vida” deixa a impressão de que “evitá-lo” se trata de evitar o Singulair. Ou seja: só toma Singulair quem não conhece as informações abaixo. Talvez você quisesse dizer “evitá-los”? Neste caso seria uma referência aos efeitos colaterais. Sim, concordo: conhecê-los é importante para reconhecê-los. Ouvir o paciente também.

    ResponderExcluir
  126. Dalva... Obrigada por nos ajudar
    Pq estou assustada, pois meu filho de 2 anos toma montalair desde dos 8meses, ele é muito nervoso, agitado, irritado, me deixa doida. E essa semana meu otorrino passou pra mim tbm o montalair 10mg, tomei uma semana, e hoje começou uma dormência, certa pressão na testa, To muito assustada, tenho certeza que é esse remédio horrível. Nunca mais tomaremos ele. Que absurdo, ai vem os médicos e dizem que é tudo normal. Aff.

    ResponderExcluir
  127. Meu filho tomou singulair por 1 mês e foi exelente pra ele, todos os meses tomava antibióticos por causa das várias infecções no ouvido, comprava varios remédios e esprais nasais por causa da renite alérgica, e quando fiz o tratamento com o singulair, foi a melhor coisa, fiquei 1ano sem precisar dar nenhum tipo de medicamento, e não teve nenhum tipo de reação, só benefícios...Bom quis tbem compartilhar minha experiência com o medicamento ok...mas acredito que depende de criança para criança., pena que para outras crianças não tenha sido bom, mas para meu filho foi ótimo...um abraço...

    ResponderExcluir
  128. Meu filho tomou singulair por 1 mês e foi exelente pra ele, todos os meses tomava antibióticos por causa das várias infecções no ouvido, comprava varios remédios e esprais nasais por causa da renite alérgica, e quando fiz o tratamento com o singulair, foi a melhor coisa, fiquei 1ano sem precisar dar nenhum tipo de medicamento, e não teve nenhum tipo de reação, só benefícios...Bom quis tbem compartilhar minha experiência com o medicamento ok...mas acredito que depende de criança para criança., pena que para outras crianças não tenha sido bom, mas para meu filho foi ótimo...um abraço...

    ResponderExcluir
  129. Meu filho tomou singulair por 1 mês e foi exelente pra ele, todos os meses tomava antibióticos por causa das várias infecções no ouvido, comprava varios remédios e esprais nasais por causa da renite alérgica, e quando fiz o tratamento com o singulair, foi a melhor coisa, fiquei 1ano sem precisar dar nenhum tipo de medicamento, e não teve nenhum tipo de reação, só benefícios...Bom quis tbem compartilhar minha experiência com o medicamento ok...mas acredito que depende de criança para criança., pena que para outras crianças não tenha sido bom, mas para meu filho foi ótimo...um abraço...

    ResponderExcluir
  130. Meu filho de 1 ano e 4 meses depois que foi para creche aos 6 meses apresentou muitas crises de bronquite, coriza e a pediatra receitou o singulair durante 6 meses. Ele começou o medicamento já faz 1 mês, melhorou muito das crises o nariz está sequinho nem parece aquele bebê que ficava doente de 2 em 2 semanas, acontece que reparei que ele ficou muito agressivo, está com insônia e semana passada teve uma crise horrível de choro, além de prisão de ventre. Semana que vem vou levá-lo ao pediatra e descrever os sintomas e suspender o medicamento. Vou dar o xarope LEUCOGEM que aumenta a imunidade da criança e não tem nada de efeitos colaterias como esse medicamento.

    ResponderExcluir
  131. Minha filha de 3 anos e 7 meses tomou o Montelair (4mg) por um mês, para rinite (tem desde bebê). Depois de alguns dias de uso ela começou a apresentar crises de asma, principalmente dormindo. Há uma semana ela não toma o remédio, mas continua tendo crises de asma. Li na bula que a asma é um dos possíveis efeitos colaterais (embora devesse tratar a asma, se tivesse). Alguém passou por isso???

    ResponderExcluir
  132. tenho uma filha de 6 anos que toma Singulair todos os anos, no inverno, desde os 3 anos, ela tem crises de tosse alergica, e qdo toma fica uns 6 meses bem, e nunca aconteceu nada, porém agora tenho outra menina de 1 ano e 1 mês, que está na segunda caixa do Singulair Baby, e além de não ter notado melhora nenhuma, ela ainda mudou radicalmente de comportamento, ela que era boazinha, tranquila, passou a ter crises de choro muito fortes do nada, acordar chorando no meio da noite, chegava a vomitar de tanto chorar. Hj faz 5 dias que ela está sem tomar o remédio e o comportamento dela já melhorou bastante, tenho uma consulta com o pediatra e foi relatar esse episódio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu nome é Miriam, é que não consegui postar de outra forma, só como anomima

      Excluir
  133. Meu filho, 9 anos, tem rinite alérgica e teve 2 ou 3 crises de ASMA antes do inverno no ano passado (2014). Um ano anterior (2013) teve episódios de sinusite, pneumonia. Para evitar crises de ASMA durante o inverno de 2014, tomou Piemonte (montelucaste de sódio) durante o inverno de 2014 e diminuiu a quantidade de medicamentos antialérgicos, não teve mais crises de ASMA, praticamente nem rinite. O medicamento foi ótimo em termos de melhoras das crises. Suspendi no final do ano e neste comecinho de inverno, ao voltar as crises de rinite e rinossinusite forte, resolvi voltar o Piemonte. Começou a ter dificuldade de dormir, ansiedade, está mordendo as blusas, começou a ter problemas na escola que não tinha antes, recebeu 3 bilhetes no primeiro mês de Piemonte dizendo que se recusava a obedecer as professoras. Nesse mesmo primeiro mês de retorno de medicamento, relatou ter ouvir vozes e ter tido visões de coisas que não existem, durante a noite. Pensei ser pesadelos, mas ao ouvir os relatos aqui e ver as bulas em outros países, resolvi que entrarei em contato com a pediatra e procurarei outras alternativas de tratamento.

    ResponderExcluir
  134. Meu bebê tem 8 meses, sempre dormiu bem a noite, e todos os dias sempre dorme um pouquinho a tarde. Dia 23/06 o pediatra receitou montelair sachê 4 mg, enfim, ontem dei um sachê para o meu bebê por volta das 20 hrs ele dormiu por volta das 22hrs como de costume, porém acordou agitado as 3 hrs da madrugada e ficou agitado o dia inteirinho, se sacudia, ficou ofegante, abria e fechava a mãozinha repetidas vezes como se estivesse com algum nervoso e não dormiu a tarde, quando chegou o início da noite ele começou a ter crises de choro sem motivo, chorava muito de repente, ficou todo tristinho, fiquei desesperada vendo meu filho assim, ele nunca foi assim. Liguei para o pediatra e ele mandou eu suspender o medicamento, disse que essa reação é rara, mas acontece em alguns casos, e que mais para frente a gente tenta adminiatrar o montelair novamente. Deus me livre! Se depender de mim meu filho não sse medicamento nunca mais! E pelo que li em vários blogs essas reações não me parecem tão raras assim. Sorte de quem usou e não teve problemas, eu não arrisco nunca mais quando me deparar com uma bula que tenha uma listagem gigantesca de possíveis efeitos colaterais. Mesmo que o pediatra não suspendesse eu não iria mais dar essa droga braba para o meu bebê. Desde quando li a bula já tinha ficado com receio, mas resolvi segui a receita do pediatra e depois do primeiro e único sachê fiquei a noite toda de olho no meu filho, nem consegui dormir preocupada, quando a reação começou na madrugada, até me senti meio culpada por não ter seguido a minha intuição quando li a bula e algo me dizia para não dar.

    ResponderExcluir
  135. Meu filhote tem 2 anos e meio, começou a tomar a uma semana. Notei que ele ficou com um pouco de bolinhas que coçavam pelo corpo. Mas, que foram diminuindo com o passar dos dias. Apenas o que me chamou a atenção foi a cor do cocô dele que mudou!? Ficou marrou escura, mais para verde e duro. Mais alguém aqui teve estes sintomas notados no filho? Obrigada.

    ResponderExcluir
  136. O meu filho tomou Montelukaste por 5 meses e melhorou sim da asma... antes ele vivia gripado e teve duas pneumonias antes de completar um ano de idade. O problema é que ele virou outra criança, eu nem reconhecia mais o meu bebê. Não brincava, não interagia com os outros, eu estava até com medo de ser autismo. Decidi por minha conta parar com o Montelair pois odeio remédios. Já a pediatra dele ama medicamento, toda vez que vou lá saio com uma receita e meia de novas drogas (Clenil, Aerolin, Predsin, Berotec, Atrovent, Allegra, etc). Depois que parei o Montelair percebi que meu bebê voltou ao normal, nunca mais voltei na pediatra que enriquece os laboratórios. Arrumei uma pediatra homeopata maravilhosa, Dra Diva Maria e hoje meu filho está maravilhosamente bem tomando as bolinhas de homeopatia!!! Montelair nunca mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra de que cidade é a Dra Diva MAria?

      Excluir
  137. Olha tenho uma experiência com o singulair. A 16 anos atrás, uma pediatra passou esse medicamento para ele tomar por 6 meses. Mas fui mais além. E antes de comprar o remédio q na época era um absurdo de caro, passei meu filho com pneumo infantil. Q me orientou a não comprar mesmo e começamos a fazer vários exames. Por fim ele diagnósticou q NÃO SERIA NECESSÁRIO O USO DESSE MEDICAMENTO. Me aconselhou q o colocasse na natação . Me atentando q no início meu filho iria ter uma criar muito fortes de bronquite, q se necessário poderia ficar internado . E q assim q tivesse alta voltar pra natação. E foi o q aconteceu. Um ele tem 20 anos e não tem mais as crises tão temidas de bronquite. Graças a Deus.
    Mas como ironia do destino Hj passei meu segundo filho(12anos)na pediatra e ela por coincidência receitou o próprio remédio por três meses. E por curiosidade fui pesquisar o valor do medicamento e me deparo com este blog. Q me acendeu uma luz de mais uma vez não dar este remédio para um filho e sim matricular ele em uma escola de natação.

    Fico muito agradecida de saber q tem gente q se preocupa com gente. Por Vc expor sua situação e ajudar pessoas.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  138. Meu filho de 3 anos, apresentou comportamento agressivo, e teve sangramento nasal, com 12 dias de tratamento, então eu interrompi por conta própria o tratamento e em 2 dias eles voltou ao normal. Ele estava fazendo uso do Piemonte, que é similar do Singulair.

    ResponderExcluir
  139. Obrigada pela informação.Eu e minha mãe estamos tomando.Já tomamos o Zilcas também.Estamos tomando a dois meses receitado pelo otorrino.Vamos ficar atentas.

    ResponderExcluir
  140. Dalva, tenho 31 anos e estou tomando o remedio por 30 dias e senti tudo o que esta descrito acima: durmo tarde da noite, tenho pesadelos a noite inteira, negatividade, muita fome ( engordei 3 kg nesses dias). Seu blog me ajudou a fazer o link entre esses sintomas e o uso do medicamento. Ate entao, tinha percebido os sintomas, mas nao tinha os relacionado ao remedio. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  141. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  142. Pessoal lendo este blog, vi vários casos de efeito da medicação e ligando os fatos, percebi que tudo que aconteceu com meu filho está se encaixando, meu filho ainda bebe teve várias crises respiratórias levamos para alergista e daí ela passou o montelair de 4mg, isso ele apenas com nove meses. Dai por diante ele apresentou quadro de autismo, levamos para a Neuro, mudança do sono, acordava a noite chorando desesperado diagnosticaram como terror noturno, muito irritado durante o dia, birrento, uns comportamentos anormais. Estas Crises graças a meu bom Deus pararam, porem surgiu uma nova a duas semanas ele está com uns tiques de piscar os olhos, e irritado, a duvida fica no ar será que passei por tudo isso decorrente a está medicação?
    E os responsáveis sabem de tudo isso e ainda comercializam, quantos casos existem por ai e nem sabe que é esta medicação?

    ResponderExcluir
  143. Me chamo Bruno e durante toda a minha vida sofri com problemas respiratórios e alérgicos os famosos "ites" tenho todos fui nos mais diversos especialistas e nada adiantou, vivo literalmente a base de anti-alérgico e corticoides. Fiz o uso do singulair por mais de 4 anos em minha infância foi muito bom, pois mal conseguia dormir, brincar, correr, tamanha era a minha chieira e falta de ar causados pela bronquite asmática que tenho é com ele o alívio e diminuição dos sintomas foram muito notaveis. Hoje com 19 voltei a usá-lo pois desenvolvi o que os médicos chamam de Síndrome de Cushing que é literalmente uma intoxicação do organismo pelo cortisol (corticoides). Ele tem sido espetacular novamente não tenho nada a reclamar pois estava com o tórax e o lombar todo cheio de estrias o rosto cheio de acnes e não conseguia emagrecer com ele tudo melhorou, não tenho usado o original mais uso o Montelair de 10mg receitado por um endócrino e tudo melhorou. Tem hora que vale a pena os tics pois o que os corticoides fazem depois com vc e pior, eles ajudam no ganho de peso (acúmulo) de gordura, que é um dos piores e assim vai além da dependência cada vez você precisa de um mais forte. Um que é corticoide mais me ajudou muito pra bronquite foi o Alenia que é inalatorio.

    ResponderExcluir
  144. Quanto ao resecamento das córneas que é algo que incomoda muito tentem usar algum colirio lubrificante, pode ser que ajude nesse estágio dificil.

    ResponderExcluir
  145. Minha filhavtem 8 anos, a 1 mês a pediatra receitou esse remédio por causa da rinite. Ela chegou a tomar uns 18 comprimidos. Qdo um dia ela reclamou q não sentia as pernas, corri com ela para o hospital, fez exame de sangue, tirou liquido da medula e graças a Deus não deu nada. Suspendi o medicamento mesmo não sabendo dos riscos. Em relação a rinite, ela estava muito melhor, como supendi, a rinite voltou. Hoje resolvi voltar acdar o medicamento, e resolvi tb dar uma pesquisada, e aí foi qdo achei esse blog. Na segunda-feira, vou falar com a neuro sobre td isso, pois ela pediu vários exames para a minha filha fazer, como ressonância.... Graças a Deus, a perninha dela não voltou a adormecer. Mas irei suspender de vez esse remédio. Obrigada.

    ResponderExcluir
  146. Bom dia Dalva, primeiro quero lhe parabenizar pela iniciativa de contar sua experiência ajudando muitos na MESMA situação.Meu filho tem 1ano 8 meses e estava fazendo uso do montelair há mais ou menos 1 mês e meio,e notei mudança de comportamento, comecei a pensar que poderia ser autismo e então levei a neuropediatra que suspendeu o uso do montelair e irá acompanha-lo. Mas ainda estou muito preocupada porque o tic que ele apresenta é diferente do relatado dos maioria dos casos. Ele tá com a mania de revira os olho como se estivesse olhando para cima e para o lado ao mesmo tempo e estão se aproxima de uma parade e fica andando de um lado para o outro com os olhos dessa forma. EStou muito aflita tentando entender o que pode estar acontecendo. Você acha que pode ser efeito colateral da medicação? Desde já agradeço...

    ResponderExcluir
  147. Bom dia Dalva, primeiro quero lhe parabenizar pela iniciativa de contar sua experiência ajudando muitos na MESMA situação.Meu filho tem 1ano 8 meses e estava fazendo uso do montelair há mais ou menos 1 mês e meio,e notei mudança de comportamento, comecei a pensar que poderia ser autismo e então levei a neuropediatra que suspendeu o uso do montelair e irá acompanha-lo. Mas ainda estou muito preocupada porque o tic que ele apresenta é diferente do relatado dos maioria dos casos. Ele tá com a mania de revira os olho como se estivesse olhando para cima e para o lado ao mesmo tempo e estão se aproxima de uma parade e fica andando de um lado para o outro com os olhos dessa forma. EStou muito aflita tentando entender o que pode estar acontecendo. Você acha que pode ser efeito colateral da medicação? Desde já agradeço...

    ResponderExcluir
  148. Boa noite... acredito qie assim como todos os medicamentos agem dr maneiras diferentes em cada organismo.... se cada organismo reage de uma maneira aos alimentos... quem dirá comas drogas farmaceuticas. ..
    Meu sobrinho toma a pelo menos 3 anos e sem nenhum efeito colaterol, e estou na 2 semana com meus bbs de 18 meses sem queijas tbm...
    Eu nao posso tomar paracetamol de maneora nenhuma, quem diria, um inocente atitermico me leva ao hospital... Então riscos existem em todos os medicamentos, e cabe a nos os pais ajustarmos e comunicarmos os medicos o q faz bem ou não aos nosso filhos!

    ResponderExcluir
  149. É muito facil fazer criticas quando o "seu filho" não tomou esse veneno só quem tomou sabe. Sou grata ao site porque atraves de diversos relatos de maes diferentes vendo as mesmas reações que minha filha cortei imediatamente o uso do remedio - depois de 15 dias consegui voltar ao medico - expliquei a situação e o que aconteceu - ele perguntou se eu havia supendido o remedio e que tinha feito bem ao responder que sim - Obvio que troquei de médico - Ela fez tratamento com uma media alergista homeopata clinica stela maris - em sao bernardo- rua mediterraneo - fez exames de alergia e nao constou nada que justificasse as crises de rinite, bronquite e ites da vida, fora diversas internações com espamos respiratorios e baixa oxigenação, e simplesmente descobrimos que minha filha tinha apenas DEFICIENCIA DE VITAMINA D - detectado atravez de um exame de sangue - chamado 25(OH)D - Agora pesquise sobre a relação deficiencia de vit D e as doenças respiratorias. Eu diria com base na minha experiencia que qualquer amiga que tenha os mesmos sintomas que minha filha com o uso do singulair (montelukast) eu digo abandone essa droga o mais rapido possivel - e sim na bula do remedio há as reações adversas bem camufladas, mas estao lá, basta ler atentamente e decifrar os transtornos psicologicos que ele causa... ex: Experiências adversas relatadas após a comercialização Foram relatadas as seguintes reações adversas adicionais após a comercialização: reações de hipersensibilidade (incluindo anafilaxia, angioedema, erupção cutânea, prurido, urticária e, muito raramente, infiltração eosinofílica hepática); anormalidades no padrão de sonhos e alucinações, sonolência, irritabilidade, agitação, insônia e muito raramente convulsão; náuseas, vômitos, 9 dispepsia, diarréia; mialgia, incluindo cãibras; aumento da propensão ao sangramento, hematoma; e edema..... mais abaixo s experiências adversas mais freqüentemente observadas foram sede, sonolência, midríase, hipercinesia e dor abdominal. Não se sabe se o montelucaste é dialisável por hemodiálise ou diálise peritoneal...... e por ultimo mais ressalva com reações adversas - Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. As mais comuns relatadas nos estudos foram dor abdominal, dor de cabeça, sede, diarréia, hiperatividade, asma, pele escamosa ou prurido e erupção cutânea. (bula do remedio). Enfim..... Procure uma homeopata - trate seu filho com produtos naturais - faça a terapia respiratoria com fisioterapia pulmonar e principalmente peça o exames de alergias - testes e o mais importante de todos o deficiencia de vit D e procure uma materia chamada relação entre vitamina D e doenças respiratorias. Sugiro essa materia ao site como complemento desta - Grata - Thais

    ResponderExcluir